back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 27 de junho de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/02/2019 - 14:38:26

Vereadores debatem painel da CMC,
linha de ônibus e crematório animal

  • O painel em exposição no auditório da CMC foi pintado por Arthur Correia de Freitas, em 1998. (Foto: Carlos Costa/CMC)
  • “Não temos imagens de negros ou dos povos indígenas que ajudaram na fundação da cidade”, reclamou Professora Josete, a respeito da obra. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Ele [Arthur Correia de Freitas] fez o painel a partir da chegada dos imigrantes a Curitiba. A partir da colonização europeia. Essa foi a visão dele”, defendeu Julieta Reis. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Toninho da Farmácia quer a implantação de uma linha de ônibus que trafegue pelas ruas Anjolilo Buzzetti e Paul Garfunkel, vias construídas, segundo ele, para serem um eixo viário. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Conforme Fabiane Rosa, cada vez mais os animais de estimação ganham “status de membros da família, são amados e respeitados como tal”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) debateu, na sessão desta segunda-feira (11), uma sugestão para a Mesa do Legislativo e seis sugestões para Prefeitura. Os debates da 2ª parte da ordem do dia levaram uma hora e meia. Julieta Reis (DEM) discordou de Professora Josete (PT) e Noemia Rocha (MDB) sobre a indicação para que a Mesa Diretora faça uma alteração no painel pintado por Arthur Correia de Freitas em 1998 e que está exposto no auditório do Anexo II da CMC.

Josete – que assina a indicação de ato administrativo ou de gestão (203.00204.2018) juntamente com Goura (PDT), ex-vereador e agora deputado estadual – explicou que o painel, que teria a missão de retratar o surgimento da cidade e da própria CMC, só tem referências a pessoas brancas. “Não temos imagens de negros ou dos povos indígenas que ajudaram na fundação da cidade”, reclamou. Segundo ela, o pedido para que a pintura fosse alterada foi feito pelos participantes da audiência pública que debateu o incêndio na Ocupação 29 de Março, em dezembro passado.

A sugestão, entretanto, foi rebatida por Julieta Reis, que afirmou que não se deve mexer na obra. “Ele [Arthur Correia de Freitas] fez o painel a partir da chegada dos imigrantes a Curitiba. A partir da colonização europeia. Essa foi a visão dele. Eu posso gostar, como posso não gostar”, observou, ao explicar que era contra a sugestão por se tratar da “alteração” do painel e não da “mudança” para outro local e consequente substituição por outra obra.

“A gente está num momento em que temos de repensar, temos que valorizar a história dos negros, a exposição do que é verdade. Temos que honrá-los. Foi um pedido da população, a vereadora não acordou e a ideia surgiu do nada”, defendeu Noemia Rocha, em apoio à aprovação da sugestão. Para ela, o tema em questão não seria o painel, mas o resgate da participação do negro na história da cidade. “A ideia da vereadora é fomentar a discussão”, complementou.

De acordo com Professora Josete, sua ideia não é alterar o painel – como solicitado pela população – e sim expor outra obra que retrata a presença de indígenas e negros na fundação de Curitiba em outro espaço da Câmara Municipal. Ela sugeriu, por exemplo, que a fachada da entrada do Anexo II seja grafitada. “Queremos reparar, de forma positiva, esse esquecimento no painel do auditório”, respondeu ela a Julieta Reis, ao comunicar a retirada da indicação, para que seja reapresentada nesta terça-feira (12).

Sugestões aprovadas
Além da sugestão acima, que nem chegou a ser votada, outras seis foram debatidas e aprovadas pelos vereadores. É o caso da indicação de ato administrativo ou de gestão à Prefeitura de Curitiba, de Toninho da Farmácia (PDT), para a implantação de uma linha de ônibus que trafegue pelas ruas Anjolilo Buzzetti e Paul Garfunkel, na CIC, vias que foram construídas, segundo o vereador, para serem um eixo viário. Segundo ele, se viabilizada a linha, a mesma vai beneficiar os moradores que passam por locais perigosos à noite e de madrugada, para conseguir chegar ao ponto de ônibus mais próximo (203.00017.2019). Rogério Campos (PSC) e Ezequias Barros (PRP) apoiaram a ideia.

De Fabiane Rosa (DC), foi acatada a sugestão pela criação de crematório público animal, que poderá ser administrado de forma direta ou indireta pelo Município (201.00005.2019). Conforme a parlamentar, cada vez mais os animais de estimação ganham “status de membros da família, são amados e respeitados como tal”. Porém, ela vê, com preocupação, o problema do descarte adequado e digno dos restos mortais dos pets. “A alternativa que une dignidade e cuidado ambiental é a cremação, coletiva ou individual”, completou.

Ao Poder Executivo, também serão enviadas as indicações de Marcos Vieira (PDT) para que seja disponibilizado um jardineiro para a manutenção e limpeza de bosques, parques e praças da Regional Bairro Novo (203.00019.2019); de Professor Euler (PSD), pela construção de um chafariz nos lagos dos parques de Curitiba para fins de oxigenação da água (203.00020.2019) e para que vias revitalizadas só sejam entregues para utilização com a devida sinalização viária (201.00006.2019); e de Dr. Wolmir Aguiar (PSC), para que o Palácio Rio Branco seja incluído como ponto de parada da Linha Turismo (203.00018.2019).



Texto:   Pedritta Marihá Garcia
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.