back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de abril de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 05/02/2019 - 14:18:38

Incluída no calendário, Maratona de Curitiba incentivará turismo

  • Foi aprovado o projeto de Rogerio Campos que inclui a Maratona de Curitiba no Calendário de Eventos do município. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Julieta Reis lembrou que já propôs 50% de desconto na inscrição de idosos na corrida. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Para professor Silberto, os benefícios serão não somente para os moradores de Curitiba mas também para os de outras regiões. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Pier entende que estes eventos estão cada vez mais promovendo a inclusão de pessoas com deficiência. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Fabiane Rosa esteve em seu gabinete a ultramaratonista Siria Costa. Ela conversou com a atleta sobre a criação de um evento que combine corrida de rua e doação de ração para as ONG's que cuidam de animais. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • O projeto de Maria Leticia Fagundes (PV) que denomina de João Fernando Saddock Pereira um dos logradouros públicos da capital foi aprovado. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • A convite de Maria Leticia Fagundes (PV), a irmã do homenageado Valdivia Saddock e a sobrinha e afilhada Milene Pereira participaram da sessão. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Professora Josete não viu óbices à aprovação do projeto da prefeitura que pretende doar à COHAB-CT um terreno na Santa Cândida para fins de regularização fundiária. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou por unanimidade a inclusão da Maratona no Calendário Oficial de Eventos da cidade. De iniciativa de Rogerio Campos (PSC), o projeto valoriza a saúde por meio do esporte e do turismo esportivo. “Temos certeza de que o evento poderia voltar a ser internacional, como foi até 2010. É só seguir os critérios e padrões estipulados pelas entidades esportivas”, defendeu o vereador.

Para o autor da proposta (005.00041.2018 com substitutivo geral 031.00037.2018 e emenda modificativa 034.00036.2018), uma data será fixada pela Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Smelj) para facilitar e aumentar a participação da população e das empresas que eventualmente queiram colaborar. Julieta Reis (DEM) destacou que se trata da mais importante corrida realizada em Curitiba e que ela propôs desconto de 50% na inscrição de idosos, além da participação de deficientes. Para Professor Silberto (MDB), a medida beneficiará não só atletas residentes em Curitiba mas também de outras regiões. Maria Leticia Fagundes (PV) revelou que já participou da corrida. “Surpreende que ainda haja a necessidade de se fixar uma data”, disse ela. Pier Petruzziello (PTB) entende que cada vez mais esses eventos estão incluindo pessoas com deficiência e, portanto, devem ser estimulados.

Para Osias Morais (PRB), a maratona traz figuras importantes do esporte para Curitiba e fomenta o turismo, elevando a qualidade de vida da cidade. Fabiane Rosa (DC) lembrou que ontem esteve em seu gabinete a ultramaratonista Siria Costa. Ela conversou com a atleta sobre a criação de um evento que combine corrida de rua e doação de ração para as ONG's que cuidam de animais. “Siria, que já correu em montanhas e em desertos, agora busca patrocínio para correr na neve”, explicou a vereadora. Também se manifestaram os vereadores: Maria Manfron (PP), Oscalino do Povo (Pode), Cristiano Santos (PV), Mauro Ignacio (PSB), Marcos Vieira (PDT) e Zezinho Sabará (PDT).

Com 27 votos favoráveis, foi aprovado o projeto de Maria Leticia Fagundes que denomina de João Fernando Saddock Pereira um dos logradouros públicos da capital (009.00037.2018). “A personalidade de Pereira era linha dura e extremamente ético e moral intocável. Era de poucos amigos, mas era fiel aos que tinha e mantinha”, disse a vereadora. Advogado, Saddock formou-se em 1987 pela Pontifícia Universidade Católica. Atuou na Comissão de Vítimas e Crimes e Segurança Pública da OAB/PR, que presidiu entre 2007 e 2013. Participou da coletânea jurídica “A Defesa dos Direitos das Vitimas de Crime”, lançada em 2009.  

O projeto da prefeitura que doa para a COHAB-CT um terreno no bairro Santa Cândida para fins de regularização fundiária foi aprovado com 28 votos positivos (005.00118.2018). O terreno localiza-se na rua Lourenço Volpi, na esquina com a rua Humberto Cezarino, e foi cotado pela Comissão de Avaliação de Imóveis (CAI), da Secretaria Municipal de Planejamento e Administração (Seplad), por R$ 76,9 mil. A proposição completa que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) não têm interesse na área ou objeção à transferência. Professora Josete (PT) fez uso da tribuna para destacar que não viu óbices ao trâmite da matéria e que recomendava o voto positivo para os vereadores de oposição.

Mauro Ignácio (PSB) solicitou adiamento por 15 sessões plenárias da votação do projeto de sua iniciativa que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba a Wanda Aparecida da Silva Morais (006.00012.2018). A homenageada é presidente do Conselho Local de Saúde São Braz há 5 gestões, integra o Conselho Municipal de Saúde desde 1991 e presidiu do Conselho Distrital de Saúde durante 2 gestões.


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.