back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de fevereiro de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 04/02/2019 - 13:34:46

“Serei presidente dos 38 vereadores”,
diz Sabino Picolo em sessão inaugural

  • Presidente afirmou que pluralidade política da nova Mesa Diretora representa "amplamente" Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Jonny Stica assume seu terceiro mandato na Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Herivelto Oliveira faz juramento ao assumir o seu primeiro mandato. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Sabino Picolo defendeu parcerias com a prefeitura, mas sempre com respeito à independência entre os poderes. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Na abertura dos trabalhos legislativos de 2019, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Sabino Picolo (DEM), apresentou algumas propostas para sua gestão e disse que assumiu a presidência da Câmara com o propósito de ser o “presidente dos 38 vereadores”. “Isso se comprova na composição da Mesa Diretora que conta com representantes do MDB, de filiados a Ratinho Júnior e [da base] do prefeito Greca. Curitiba está amplamente representada nessa Mesa”, afirmou Picolo, desejando “força e sabedoria” ao governador eleito Ratinho Júnior “para conduzir o estado que ainda possui regiões desassistidas”.

Sabino Picolo saudou o prefeito Rafael Greca, que participou da sessão e fez um balanço da gestão nos últimos dois anos, e defendeu parcerias com a prefeitura, mas sempre com respeito à independência entre os poderes. “O que for bom para a cidade, a Câmara não vai se furtar em aprovar”, disse. Sabino exaltou ações da atual gestão da prefeitura e disse que a população está vendo as mudanças promovidas por Greca na cidade. Ele destacou obras de revitalização, de pavimentação e o último lote da Linha Verde.

O presidente da CMC afirmou que seria interessante o prefeito estender o projeto Rosto da Cidade, que busca resgatar o Centro da cidade como área para moradia, turismo e lazer e o fortalecimento do comércio e de serviços, até a Estação Ferroviária. “Curitiba não merece o que está aí”, disse o vereador referindo-se às pichações. Outra questão apontada por Sabino foi a necessidade da construção de um novo prédio para as instalações da Câmara Municipal. De acordo com ele, o secretário de governo disse que até abril desse ano o assunto será estudado. “Não vai ser gasto um real da Saúde, da Educação ou de outras áreas. O dinheiro será das economias que a Câmara fará”, garantiu Sabino Picolo.

Ele ainda revelou que o Palácio Rio Branco será palco de comemorações do Natal Encantado em 2019, sendo que as atividades serão coordenadas pela vereadora Julieta Reis (DEM). Ele também comunicou que determinou a Professor Euler (PSD), segundo-secretário da Casa, a elaboração de um plano de modernização das transmissões ao vivo dos atos da Câmara, bem como da Diretoria de Informática. Outra medida anunciada por Sabino é a “ocupação da praça Eufrásio Correia, que já foi a porta de entrada da cidade para quem vinha de trem do interior”.

Novos vereadores
Durante a sessão inaugural, Jonny Stica (PDT) e Herivelto Oliveira (PPS) prestaram seus juramentos como vereadores eleitos por Curitiba. Primeiro-suplente da coligação PDT-PRB, Stica está no seu terceiro mandato como vereador e substitui Goura, que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa. Oliveira está em seu primeiro mandato e substitui Helio Wirbiski, nomeado diretor-presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte do governo do Estado. Stica assumiu o cargo no dia 31 de janeiro e Herivelto, no dia 16.

Em entrevista à imprensa, Herivelto Oliveira declarou que em princípio não vai se ligar a algum bloco. “O momento é de entender o funcionamento da Casa”, disse o novo vereador. Ele também declarou que pretende manter as plataformas defendidas em sua campanha de 2016, como a defesa dos moradores de rua. No entendimento de Herivelto, a Câmara deve ser um fórum de debates de assuntos atuais e relevantes para a população.

Jonny Stica também concedeu entrevista a jornalistas. Ele disse que volta com humildade para o mandato (que é do povo). “Vamos votar sempre de acordo com o interesse da população, independente de posicionamentos da base ou da oposição”, esclareceu.


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.