back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de março de 2019
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 31/01/2019 - 12:53:08

Jonny Stica assume terceiro
mandato na Câmara de Curitiba

  • Jonny Stica assume seu terceiro mandato como vereador de Curitiba. Ele foi cumprimentado pelo pai, Natálio Stica, e pelos vereadores Tito Zeglin, Professor Euler e Mauro Bobato. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Com 5.396 votos nas eleições de 2016, Stica é o primeiro-suplente da coligação PDT-PRB e assumiu a cadeira deixada por Goura, eleito deputado estadual em 2018. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “[Jonny Stica] tem ideias muito boas e defende com garra aquilo que acredita ser o certo, ser o correto”, disse o presidente em exercício, Tito Zeglin. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Pai de Jonny Stica, Natálio Stica prestigiou o filho nesta quinta-feira. Para ele, que também foi parlamentar de Curitiba entre 1993 e 2002, o vereador é um “para-choque do povo”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Vereador por duas legislaturas consecutivas (2008-2012 / 2013-2016), o arquiteto e urbanista Jonny Stica (PDT) assumiu, nesta quinta-feira (31), seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A posse foi conduzida pelo presidente em exercício, Tito Zeglin (PDT), em virtude da ausência do presidente Sabino Picolo (DEM), que está em viagem particular.

Com 5.396 votos nas eleições de 2016, Stica é o primeiro-suplente da coligação PDT-PRB e assumiu a cadeira deixada por Goura (PDT), eleito deputado estadual – que entregou uma carta de renúncia ao mandato e toma posse na Assembleia Legislativa do Paraná nesta sexta-feira (1º). Quando ocupou pela primeira vez uma cadeira no Legislativo curitibano, em 2009, Stica tinha apenas 23 anos de idade. Hoje, está com 35.

“Na época, ninguém acreditava para se eleger tão novo”, recorda o parlamentar, que disse ter buscado, e conquistado logo de cara, o apoio do pai e também ex-vereador de Curitiba, Natálio Stica. Nos primeiros dois mandatos, Jonny Stica defendeu bandeiras como meio ambiente, mobilidade, sustentabilidade, cultura e políticas públicas para a juventude – sendo esta última relacionada à sua experiência como presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da PUC-PR, ainda na época da faculdade de Arquitetura.

Dentre as principais ações dele como legislador, destacam-se, a liderança da campanha “A Pedreira é Nossa!”, cujo abaixo-assinado pela reabertura da Pedreira Paulo Leminski teve o apoio de 20 mil pessoas, entre 2009 e 2010; sua passagem como presidente de comissões importantes da CMC, como a de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação; a defesa do fim do voto secreto no Legislativo, em 2013; e sua relatoria na revisão do Plano Diretor de Curitiba, aprovado em 2015 e que contou com 72 emendas de sua autoria.

Segundo Tito Zeglin, em sua primeira passagem pela CMC, Jonny Stica foi muito competente como vereador. “Tenho certeza que agora ele será novamente muito importante para a cidade, para o povo curitibano, porque tem ideias muito boas e defende com garra aquilo que acredita ser o certo, ser o correto”, complementou o  presidente em exercício. O vereador também foi cumprimentado pelo segundo-secretário da CMC, Professor Euler (PSD), e por Mauro Bobato (Pode), outros dois vereadores que prestigiaram a posse.

Nesse hiato de dois anos fora do Legislativo, Jonny Stica voltou a trabalhar como arquiteto. “Com muita humildade, vejo esse momento de ocupar essa vaga honrando, novamente, aqueles que acreditaram [em mim]. Foram [quase] 5.400 eleitores. Pessoas as quais agradeço muito pela confiança. Que seja mais um mandato de muito trabalho e que novos desafios venham na vida pública. Tenho muito carinho por essa Casa de Leis”, afirmou hoje, durante o ato da posse.

Stica ainda agradeceu a presença do seu pai, cuja trajetória na política e fora dela é, para ele, um exemplo a ser seguido. “Aposentado da Petrobrás, ele foi vereador durante 10 anos [1993-1996 / 1997-2000 / 2001-2002] e atualmente está na iniciativa privada. Ainda hoje, de uma forma muito frenética, ele trabalha mais do que eu. E não que eu não feche as minhas nove horas por dia, mas ele está num pique assim [muito acelerado]”, disse Jonny. Ele ainda destacou que Natálio Stica é seu melhor amigo.

“Sempre digo, e não é em tom de brincadeira, que os filhos são melhores que os pais. E estou feliz por ver a amizade que ele tem com vocês, que é o caminho que eu tive aqui”, respondeu Natálio Stica, ao demonstrar o orgulho do filho. “Não há como mensurar o quão importante é o trabalho do vereador. Ele é um para-choque do povo, recebe todas as reivindicações [da população]”, finalizou.


Texto:   Pedritta Marihá Garcia
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2019 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.