back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 10 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 05/12/2018 - 12:02:18

Debatidos aviso de bloqueios em
ruas e Banco de Cordão Umbilical

  • Proposta é que a Setran comunique os aplicativos de trânsito quando houver bloqueios em ruas, como os ocasionados pelas corridas. (Foto: Guilherme Dalla Barba/Smelj)
  • Osias Moraes: “Quem já não caiu em uma corrida e precisou ficar meia hora esperando?”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “As pessoas ficam ali [nos bloqueios] esperando, angustiadas”, completou Oscalino do Povo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Para Professor Euler, o Banco Municipal de Sangue de Cordão Umbilical poderia ser anexo à Maternidade Bairro Novo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, durante a sessão desta quarta-feira (5), duas indicações de ato administrativo ou de gestão ao Poder Executivo da cidade. Em uma delas, a sugestão é que convênios com aplicativos de trânsito viabilizem a divulgação, em tempo real, de bloqueios totais ou parciais das ruas da capital, devido a corridas, eventos, obras ou a acidentes, por exemplo (203.00190.2018). Na outra, a ideia é a realização de estudos para a criação do Banco Municipal de Sangue de Cordão Umbilical (203.00189.2018).

“Quem já não caiu em uma corrida e precisou ficar meia hora esperando? Não passa… nada contra a corrida, mas que os munícipes possam ter uma saída”, disse o autor da indicação à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Osias Moraes (PRB). Para o vereador, o uso do GPS atualmente é indispensável a muitos motoristas, “conduzindo-os pelo caminho mais rápido e prático”. A ideia é que eles possam evitar os bloqueios e buscar rotas alternativas, por meio dos aplicativos.

“Neste tempo de tecnologias, penso que a Setran precisaria fazer um convênio para informar os cidadãos”, reforçou Moraes. “As pessoas ficam ali [nos bloqueios] esperando, angustiadas”, completou Oscalino do Povo (Pode). Ele completou que muitos motoristas, nessas situações, estão se deslocando ao trabalho.

Cordão umbilical
Autor da indicação para o Banco Municipal de Sangue de Cordão Umbilical, Professor Euler (PSD) defendeu que a proposta já é adotada em outras capitais do país. Para ele, o banco público poderia funcionar junto à Maternidade Bairro Novo, “que tem se tornado cada vez mais uma referência nos serviços que presta”.

Euler destacou que caberá à Prefeitura de Curitiba estudar a viabilidade da sugestão, quanto ao impacto financeiro e se Maternidade Bairro Novo seria o local mais adequado. O uso das células-tronco do cordão umbilical, apontou o vereador, pode curar doenças. “Em especial a gente pega o caso da leucemia, evitando, por exemplo, a necessidade de doação [para transplante] da medula óssea”, acrescentou.


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.