back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 04/12/2018 - 12:35:53

Dezembro Verde: espancamento de
cachorra alerta a abandono animal

  • Vereadores e servidores receberam laços alusivos ao Dezembro Verde, que alerta a população ao abandono de animais. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Abandono cresce em dezembro pelos feriados e férias escolares. “Nunca abandone aquele que jamais abandonaria você”, disse Fabiane Rosa. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Para Helio Wirbiski, faltam políticas públicas de incentivo à adoção de animais abandonados. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Osias Moraes também declarou apoio à causa animal. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
“A gente precisa de punição, de educação, mas sobretudo de mais humanidade”, disse Fabiane Rosa (DC), na sessão desta terça-feira (4) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), sobre a morte de uma cadela após maus-tratos, em um supermercado de Osasco (SP), no final do mês passado. Segundo a vereadora, ela havia sido abandonada e estava sendo cuidada por funcionários do estabelecimento, “mas o gerente pediu que o chefe de segurança desse fim na cachorrinha”. O animal teria sido envenenado e espancado, e a polícia investiga o caso.

“Esta cachorrinha um dia teve uma família. Nada justifica o abandono. Nunca abandone aquele que jamais abandonaria você”, declarou Fabiane. Ela é autora da lei municipal 15.309/2018, que instituiu em Curitiba o Dezembro Verde. A data alerta ao abandono de animais, que aumenta no último mês do ano porque muitas pessoas viajam, devido aos feriados e às férias escolares. “Tão trágico e assustador quanto este crime foi a omissão da população [que não interviu para conter o espancamento]. Amar os animais é privilégio de alguns, mas respeitá-los é dever de todos. Era uma vida”, continuou a parlamentar.

Para Helio Wirbiski (PPS), o castramóvel, implantado na legislatura anterior, tem apresentado bons resultados, mas o incentivo à adoção de animais abandonados precisaria de uma política pública. “Nós temos que nos preocupar que não tenham animais abandonados. Que as pessoas sejam multadas quando abandonam”, respondeu Fabiane. De acordo com ela, o orçamento de 2019, assim como o deste ano, terá uma emenda coletiva para castrações, vacinação e atendimentos veterinários. Osias Moraes (PRB) também declarou apoio à causa animal.


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.