back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 03/12/2018 - 15:00:26

Notas da sessão plenária
de 3 de dezembro - 1ª edição

  • Dona Lourdes completou 91 anos de idade. Ela é a pessoa mais idosa a exercer o cargo de vereador em atividade no Brasil. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “O que pedimos é que a mulher, quando está mais fragilizada, não sofra nenhum tipo de violência”, afirmou Maria Leticia Fagundes, referindo-se à violência obstétrica. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Temos que superar as cotas, quebrar definitivamente esse preconceito. As pessoas com deficiência precisam de posicionamento no mercado de trabalho”, afirmou Pier Petruzziello. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “É no mês de dezembro que mais animais são abandonados”, alertou a vereadora Fabiane Rosa. No fim de semana foi lançada a campanha Dezembro Verde para fazer frente a essa situação. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Que a morte do Chrystian não tenha sido em vão”, protestou o vereador Goura. Ele pede que a prefeitura instrua motoristas de táxi e de aplicativo sobre direção defensiva. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Longevidade
Após o encerramento da sessão plenária desta segunda-feira (3), os vereadores de Curitiba cantaram “parabéns” para Dona Lourdes (PSB), que completa 91 anos de vida. O presidente da CMC, Serginho do Posto (PSDB), destacou que a parlamentar merece "todo o nosso respeito e consideração" e que ela “continue nos irradiando com sua lucidez”. Dona Lourdes está em sua quarta legislatura, tendo sido eleito pela primeira vez em 2004. Ela é a pessoa mais idosa a exercer mandato de vereador em atividade no Brasil e é conhecida por seu intenso trabalho na assistência social. Confira aqui o perfil da vereadora e outras informações sobre suas atividades no Legislativo. (Foto 1)

Violência obstétrica I
O plenário da CMC aprovou o envio, à Prefeitura de Curitiba, de indicação de ato administrativo no qual Maria Leticia Fagundes (PV) e Goura (PDT) pedem ao Executivo a criação de Ouvidoria e de Acolhimento, no âmbito da Casa da Mulher Brasileira, para mulheres vítimas de violência, abuso ou qualquer forma de desrespeito obstétrico (203.00182.2018). “O que pedimos é que a mulher, quando está mais fragilizada, não sofra nenhum tipo de violência”, resume a vereadora Maria Letícia. (Foto 2)

Violência obstétrica II

Para Goura, essas melhorias precisam ser obtidas por meio de uma parceria da prefeitura com o Governo do Paraná. “Peço o apoio e a sensibilidade dos Executivos”, disse o parlamentar. Autor de leis contra a violência obstétrica em Curitiba, Colpani (PSB) elogiou em plenário a iniciativa. “As mulheres precisam ser informadas sobre os seus direitos”, afirmou o parlamentar.

Pessoa com deficiência

Lembrando que hoje, 3 de dezembro, é Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, o vereador Pier Petruzziello (PTB) pediu que as empresas contratem além das cotas, para que seja superada a situação de preconceito. “Temos que superar as cotas, quebrar definitivamente esse preconceito. As pessoas com deficiência precisam de posicionamento no mercado de trabalho”, afirmou o parlamentar. (Foto 3)

Morte de ciclista
“Que a morte do Chrystian não tenha sido em vão”, protestou Goura (PDT), em plenário, ao pedir o apoio dos parlamentares da CMC a requerimento destinado à Prefeitura de Curitiba (203.00184.2018). Ele quer que o Executivo oriente e fiscalize motoristas de táxi e de aplicativos, para evitar que novos acidentes, como o que vitimou o ciclista Chrystian Deina, voltem a acontecer. O veículo teria antecipado a conversão, entrando na contramão e atingindo a bicicleta. (Foto 4)

Abandono de animais
“É no mês de dezembro que mais animais são abandonados”, alertou a vereadora Fabiane Rosa (DC). No fim de semana, no parque Barigui, foi lançada a campanha Dezembro Verde para fazer frente a essa situação. “Fizemos uma blitz [no sábado], com a presença da secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, para falar sobre o abandono às pessoas. Tudo tem que ser denunciado. Nessa época de festas, animal [de estimação] não é presente. É um compromisso para 10, 15 anos. Ele vem fazer parte da família”, defende a parlamentar. (Foto 5)

Caso Daniel
A Câmara Municipal de Curitiba, a pedido do vereador Professor Euler (PSD), irá homenagear Amadeu Trevisan Araújo, delegado da Polícia Civil (077.00334.2018). “Por sua atuação competente e célere na direção dos trabalhos de investigação no caso do jogador Daniel”, justificou o autor. Ele foi morto no dia 27 de outubro.

Revitalização
“A rua encontra-se em más condições, causando transtornos à população e aos veículos que ali transitam”, diz Geovane Fernandes (PTB), justificando o pedido para revitalização de 370 metros da extensão da rua Angelina Legat Pasini (203.00187.2018). A via fica no Bairro Alto.

Guarda Mirim
“O Programa Guarda Municipal Mirim é de relevante importância para a comunidade carente, cujas famílias em muitos casos não possuem condições financeiras de custear o próprio sustento, e muito menos os uniformes escolares”. Essa é a justificativa de Cristiano Santos (PV) para pedir que a prefeitura compre novas vestimentas para a unidade (203.00186.2018).

Fraldário nos terminais
Segundo o vereador Beto Moraes (PSDB), “os pais têm dificuldades para trocar o bebê no terminal [de ônibus]”. Por isso, ele pede que a Prefeitura de Curitiba faça estudo para avaliar a implantação de trocadores de fraldas nos banheiros desses locais (203.00188.2018).


Texto:   Marcio Alves da Silva e José Lazaro Jr.
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.