back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 03/12/2018 - 12:17:09

Adequação em nome de logradouro
e mais três projetos aprovados

  • O plenário aprovou 4 projetos hoje. Um deles foi o de Helio Wirbiski que altera a denominação de logradouro no Uberaba de Centro de Esporte e Lazer Luiz Carlos Saroli (Caio Júnior) para praça Luiz Carlos Saroli (Caio Júnior). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Quatro projetos de lei foram aprovados pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta segunda-feira (3), sendo uma declaração de utilidade pública, duas denominações de logradouros e uma alteração de denominação. Entre eles, está o projeto de autoria de Helio Wirbiski (PPS) que pretende mudar o texto da lei municipal 15.054/2017, que denomina um logradouro público do bairro Uberada de Centro de Esporte e Lazer Luiz Carlos Saroli (Caio Júnior) para Praça Luiz Carlos Saroli (Caio Júnior).

De acordo com o autor da proposta (005.00137.2018), “as alterações se fazem necessárias para que o espaço se transforme em local de unidade de conservação sob a responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), cumprindo assim a legislação que trata da proteção ambiental”. O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno com 31 votos favoráveis.

É de Pier Petruzziello (PTB) a denominação de Largo Tomie Ohtake para um dos logradouros públicos de Curitiba (008.00010.2018) que recebeu 33 votos “sim” em primeiro turno. Segundo o vereador, Tomie Ohtake nasceu em Kyoto, Japão, em 1913, chegou ao país em 1936 para visitar um de seus irmãos, quando conheceu o engenheiro agrônomo Ushio Ohtake, também japonês, com quem se casou e teve dois filhos, Ruy e Ricardo. A partir dos 40 anos passou a se destacar como artista plástica. “Destacada pela elegância no trato, a artista realizou mais de 120 exposições individuais e outras quatro centenas de coletivas, além de ter participado de vinte Bienais Internacionais durante sua extensa carreira”, destaca a justificativa.

O projeto que denomina de Maria do Rocio Ribeiro Mattos mais um logradouro de Curitiba (009.00039.2018), de Sabino Picolo (DEM), foi aprovado com 34 votos positivos, também em primeira votação. A homenageada nasceu em Curitiba, em 1977, era locutora e viveu toda a vida no bairro de Santa Felicidade. “Era extremamente alegre, engraçada, divertida, adorava falar, tinha milhares de amigos, por onde passava deixava sua alegria, ajudava quem precisava, não tinha tempo ruim com ela”, observa o autor na justificativa da proposta de lei – que juntamente com as as outras duas propostas aprovadas em primeiro turno, retorna à pauta de amanhã (4) em segunda votação.

Segundo turno
Com 29 votos positivos, foi acatada em segundo turno a altera da lei municipal 7.747/1991, que declarou de utilidade pública a Sociedade das Irmãs Teatinas  (015.00003.2018), proposta por Katia Dittrich (SD). O texto acrescenta a expressão “da Imaculada Conceição” ao nome da entidade na legislação em vigor. Agora, segue para sanção do prefeito Rafael Greca.


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.