back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 11 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 28/11/2018 - 21:44:46

Câmara homenageia servidores
públicos de destaque no Paraná

  • Hoje 26 funcionários públicos que se destacaram pela sua atuação no atendimento à população da cidade receberam, da Câmara Municipal de Curitiba o Prêmio Servidor Público Padrão. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “O reconhecimento é importante, para que a pessoa possa se sentir relevante para a comunidade”, destacou Rosa Pedroso, subprocuradora geral do Município, que discursou em nome dos homenageados. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • “Uma máquina pode fazer o trabalho de 50 pessoas comuns, mas nenhuma pode substituir pessoas extraordinárias”, enalteceu Julieta Reis. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Presidente do Legislativo, Serginho do Posto coordenou a entrega da honraria e destacou a contribuição da CMC para a cidade. “Economizamos R$ 70 milhões”, disse o vereador. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • O Prêmio Servidor Público Padrão existe há 15 anos e é entregue a funcionários de destaque no atendimento à população. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Câmara Municipal de Curitiba homenageia servidores públicos de destaque no Paraná. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Câmara Municipal de Curitiba homenageia servidores públicos de destaque no Paraná. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Na noite desta quarta-feira (28), 26 funcionários públicos que se destacaram pela sua atuação no atendimento à população da cidade receberam, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Prêmio Servidor Público Padrão. A sessão solene foi conduzida pelo presidente da CMC, Serginho do Posto (PSDB), e Julieta Reis (DEM) recepcionou os homenageados em nome dos parlamentares. “Essa homenagem é um incentivo para que o trabalho de qualidade continue, com denodo e competência”, elogiou a vereadora.

“Ao servir a coletividade, vocês são os facilitadores da gestão pública. Trabalham com entusiasmo e dedicação, desenvolvendo a inteligência. Exercem funções que dignificam a nossa cidade”, continuou Julieta Reis, frisando a importância de aliar inteligência ao cotidiano da burocracia, de forma a entregar à população serviços úteis, justos, leais e éticos. A parlamentar Reis lembrou a importância da impessoalidade no trato com a coisa pública, realizando serviços em “bases técnicas e científicas”.

Lembrando que a Constituição Cidadã de 1988 mudou a imagem do funcionalismo, passando a exigir concursos para o ingresso nas carreiras, Julieta Reis disse que a população percebe isso. “Hoje o servidor público é reconhecido como profissional competente. Uma máquina pode fazer o trabalho de 50 pessoas comuns, mas nenhuma pode substituir pessoas extraordinárias”, enalteceu a vereadora.

Em nome dos homenageados, Rosa Maria Alves Pedroso, subprocuradora geral do Município, concordou com Julieta Reis, dizendo ser papel do servidor público “estar à disposição da sociedade” e “dar exemplo no ambiente do trabalho”. “É uma missão, uma vocação. E temos entre os homenageados pessoas que dedicaram a sua formação profissional a essa causa. Seja atuando diretamente nas comunidades, ou elaborando políticas públicas ou defendendo as estruturas que sustentam esses serviços. Somos pequenas peças integrando a complexa máquina administrativa – que são como o cuidado de mãe, que só se percebe quando está ausente”, comparou.

Rosa Pedroso apontou que, nos dias atuais, há nobreza na existência do Prêmio Servidor Público Padrão, uma vez que a distinção simboliza o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos homenageados. “Vai além do direito fundamental ao trabalho, está conectado à conquista da dignidade. O trabalho possibilita o pleno desenvolvimento pessoal e de afirmação da identidade – e o reconhecimento é importante, para que a pessoa possa se sentir relevante para a comunidade”, afirmou.

O presidente do Legislativo, Serginho do Posto, acrescentou que essa legislatura entendeu o momento delicado pela qual o país passa e fez uma economia de R$ 70 milhões, que são devolvidos à Prefeitura de Curitiba. “É um esforço conjunto, que reverte em serviços à população”. Também destacou que mudanças no Portal da Transparência, cuja divulgação de conteúdos será ampliada nos próximos dias, e a conquista da CMC diante da Lei de Acesso à Informação. “Ela exige respostas em até 20 dias, nós, em média, respondemos em 3”, frisou.

Compuseram a mesa, além dos já citados, o primeiro e segundo secretários da CMC, Bruno Pessuti (PSD) e Mauro Ignácio (PSB), o primeiro e segundo vice-presidentes do Legislativo, Tico Kuzma (Pros) e Toninho da Farmácia (PDT), a vereadora Fabiane Rosa (DC), Lineu Tomass (representando o governador eleito, Ratinho Júnior) e o major Cristiano Cubas (representando o coronel Péricles de Matos, comandante do 1º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná).

Compareceram também a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi Palacios; a diretora de Meio Ambiente da secretaria municipal de Meio Ambiente, Erica Mielke; a chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Larissa Tissot (representando a secretária estadual de Família, Nadia Oliveira de Moura); o presidente do Sindicato de Árbitros de Futebol do Paraná, Airton Nardelli; Nelson Bucker, representando a secretária municipal da Educação, Maria Silva Bacila Winkeler; a chefe da procuradoria de Controle Externo do Município, Claudine Camargo; o ex-secretário municipal de Governo, Maurício de Sá Ferrante; e o presidente do Sindicato das Classes da Polícia Civil do Paraná, Daniel Cortes.

Homenageados pela Câmara
O prêmio Servidor Público Padrão existe há 15 anos, quando foi criado pela lei municipal 10.680/2003. Atualmente a distinção é regulamentada pela lei complementar 109/2018, que unificou as homenagens entregues pelo Legislativo. O prêmio é entregue anualmente por volta de 28 de outubro, em alusão ao Dia do Funcionário Público, mas neste ano foi realizado em novembro em decorrência das restrições impostas pelo período eleitoral.

Desta vez 26 pessoas foram escolhidas pelos vereadores para serem agraciadas com a distinção. As indicações foram avaliadas pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo e depois submetidas ao plenário, gerando o decreto legislativo 9/2018, que foi aprovado em setembro. Confira o registro fotográfico completo da sessão no Flickr da CMC.

Foram homenageadas Ana Cláudia Melo dos Santos (indicada pelo vereador Osias Moraes, do PRB); Ana Rocio Sidoruk (Maria Manfron/PP); Dayana Ramos de Lima (Mestre Pop/PSC); Emílio Antonio Trautwein (Paulo Rink/PR); Ernesto Gobatto (Professor Silberto/MDB); Francisca de Brito Gomes (Ezequias Barros/PRP); Gustavo Garrett (Goura/PDT); Lêda Albuquerque (Oscalino do Povo/Pode); Leonardo Alves da Silva (Bruno Pessuti/PSD); Lourdes de Fatima Monteiro (Zezinho Sabará/PDT); Luiz Vecchi (Professor Euler/PSD); Luzia Kimiko Kanabata (Dr. Wolmir Aguiar/PSC); Márcia Arzua (Katia Dittrich/DC); Márcio Domingos Batista (Tito Zeglin/PDT); Marco Cesar Corsico (Tico Kuzma/Pros); Maria Gorete Stival (Mauro Ignácio/PSB); Mauro José Magnabosco (Julieta Reis/DEM); Paulo Vitor Lucca (Mauro Bobato/Pode); Quelen Silveira Coden (Felipe Braga Côrtes/PSD); Raquel Padilha (Noemia Rocha/MDB); Rejane Moreira Trizotti (Marcos Vieira/PDT); Robson Sabino Teles (Toninho da Farmácia/PDT); Rosa Maria Pedroso (Serginho do Posto/PSDB); Rosane Barra Vitor (Fabiane Rosa/DC); Sandra Ulsan Lourenço (Thiago Ferro/PSDB); e William Kuczynski (Helio Wirbiski/PPS).

Confira aqui um breve currículo de cada um dos homenageados, feito com base na justificativa das indicações ao Prêmio Servidor Público Padrão.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.