back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 03/10/2018 - 13:29:05

Tribuna Livre destaca papel do
médico veterinário na saúde pública

  • É “indissociável” a saúde do ser humano, dos animais e do meio ambiente, afirmou Leonardo Nápoli. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Também acompanhou a Tribuna Livre o presidente da Academia Paranaense de Medicina Veterinária, Paulo Miranda (entre os dois vereadores). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Os 50 anos da regulamentação das profissões de médico veterinário e de zootecnista foram destacados na Tribuna Livre. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O papel do médico veterinário e do zootecnista na promoção da saúde animal, humana e do meio ambiente foi destacado pelo secretário-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), Leonardo Nápoli. Ele salientou, por exemplo, que há 30 anos a capital não possui registro de raiva humana. O convidado participou, nesta quarta-feira (3), da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), alusiva aos 50 anos da regulamentação das duas profissões no Brasil.

A chamada saúde única foi indicada por Nápoli como um dos princípios do trabalho do médico veterinário na sociedade, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), de que é “indissociável” a saúde do ser humano, dos animais e do meio ambiente. “É uma das profissões mais completas do mundo”. Segundo ele, Curitiba conta com 41 desses profissionais na administração pública, lotados nas secretarias da Saúde e do Meio Ambiente, com foco no controle de zoonoses, na epidemiologia, na educação e no manejo ambiental.

Além das atividades mais conhecidas do veterinário, a exemplo da clínica, o orador citou as funções da vigilância sanitária, pesquisa, segurança e saúde do trabalhador, centros de controle de zoonoses e a medicina do coletivo, como o manejo de populações de cães e gatos urbanos. Nápoli ainda falou sobre o trabalho desenvolvido na erradicação de doenças cujos vetores são animais. “Estima-se que quase 75% das doenças infeciosas emergentes, que afetam humanos nos últimos 30 anos, tiveram origem nos animais”, disse, citando a febre amarela, a dengue, a gripe suína e a raiva.  

O trabalho dos zootecnistas, profissional responsável pelo gerenciamento e planejamento de atividades do agronegócio como fazendas, granjas e agroindústrias, também foi destacado pelo secretário-geral da entidade. “O agronegócio é responsável por 20% do PIB brasileiro, contando a produção e a exportação da proteína animal”, declarou Nápoli.

O convite para a Tribuna Livre da CMC foi da vereadora Fabiane Rosa (DC). Para ela, além de trabalhar no cuidado com os animais e na relação com os seres humanos, os médicos veterinários precisam ser valorizados pela dedicação à qualidade da saúde pública e à sustentabilidade.

A parlamentar pediu aos profissionais da área o “olhar” de São Francisco de Assis, protetor do animais, “para que cada vez mais os animais sejam protegidos, amparados e vivam em condições ideais, dignas e salubres”. O dia do santo é comemorado em 4 de outubro. O presidente da Academia Paranaense de Medicina Veterinária, Paulo Miranda, também acompanhou a Tribuna Livre.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais). Você pode ver os discursos dos vereadores na íntegra em nosso YouTube.


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.