back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 16 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/09/2018 - 14:00:03

Saúde acata Semana sobre
Esquizofrenia e mais dois projetos

  • A Comissão de Saúde avaliou o trâmite de três projetos de lei. Um deles institui em Curitiba a Semana Municipal da Conscientização sobre a Esquizofrenia. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quarta-feira (12), a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte avaliou o trâmite de três projetos de lei, sendo que todos foram acatados. Um deles inclui no calendário oficial de eventos a "Semana Municipal da Conscientização sobre a Esquizofrenia" (005.00059.2018). A justificativa do projeto informa que a esquizofrenia é a terceira maior causa de perda de qualidade de vida entre os 15 e os 44 anos.

“A esquizofrenia”, diz a justificativa, “caracteriza-se por uma grave desestruturação psíquica, em que a pessoa perde a capacidade de integrar suas emoções e sentimentos com seus pensamentos, podendo apresentar crenças irreais [delírios], percepções falsas do ambiente [alucinações] e comportamentos que revelam a perda do juízo crítico”. O autor da matéria, Pier Petruzziello (PTB), aponta que as pessoas com esquizofrenia sofrem preconceitos derivados da ignorância sobre o tema. O projeto já pode ser apreciado em plenário.

Também aprovado o projeto que trata da inclusão do doador de sangue, componentes ou hemoderivados, nos grupos prioritários para imunização contra o vírus influenza, na rede pública de saúde de Curitiba (005.00199.2017 com substitutivo geral 031.00055.2017). De acordo com a justificativa do projeto, a quantidade de doadores de hemoderivados se limita a 40% no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) durante o inverno. A proposta estipula que essa categoria de doadores poderá receber a imunização contra o vírus influenza antes das doses excedentes serem disponibilizadas para a população geral.

“Considerando que a campanha nacional de vacinação contra a gripe tem como público-alvo: idosos, crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e pessoas com deficiências específicas, os doadores de hemoderivados deixam de figurar no rol de vacinação”, explica a justificativa. Para Dona Lourdes e Colpani (ambos do PSB), autores da proposição,“as notórias variações de tempo e intempéries acarretam uma grande incidência de contaminações pelo vírus da gripe, sendo necessário o esforço da administração pública para incentivar e manter as doações de sangue durante o período de inverno”. A matéria segue agora para a Comissão de Serviço Público.

O colegiado também aprovou o trâmite do projeto de Bruno Pessuti (PSD) que  declara de utilidade pública a Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar) (014.00098.2017). A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo e em outros cereais. De acordo com o site Minha Vida, a doença causa atrofia da mucosa do intestino, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, sais minerais e água. A Acelpar promove cursos sobre o tema.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais).



Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.