back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/08/2018 - 18:17:59

Visita à presidência: Importância
do Barão do Serro Azul

  • Serginho do Posto recebeu no gabinete da presidência Luiz Mileck e André Zampier. (Foto: Chico Camargo/CMC)

 

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Serginho do Posto (PSDB), recebeu na tarde desta segunda-feira (6), no gabinete da presidência, um pedido para que a data de nascimento de Ildefonso Pereira Correia, conhecido como Barão do Serro Azul, 6 de agosto, seja incluída no calendário oficial da cidade.

A solicitação foi entregue por André Zampier, do Matte Cultural e Matte'n Rol, e Luiz Mileck, do Coletivo Alimentar. Segundo eles, hoje é o dia do nascimento do Barão do Serro Azul e nada mais importante do que o tornar conhecido e reconhecido. “O barão, que foi presidente desta Câmara Municipal, foi também um grande empresário e produtor de erva-mate. Foi 'o cara' do mate”, disse Zampier.

Leia também:
A família imperial pelas fábricas de erva mate de Curitiba

“Para a História”: a saga de um livro oculto por 85 anos


O documento afirma que Ildefonso Pereira Correia “é um dos maiores personagens do Paraná e deixou imenso legado e contribuição, porém pouco conhecidos. Destacar o seu aniversário dentro do calendário oficial é uma forma de trazer seu exemplo de vida para a atualidade”.

Destaca ainda que “foi fundador do Clube Curitibano, do Colégio Estadual Tiradentes, da Associação Comercial do Paraná, da Junta Comercial e da Impressora Paranaense. Foi idealizador do Passeio Público e chegou a presidir a Província por alguns dias, sendo ainda Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, da Associação da Infância Desamparada, do Conselho Fiscal e Comissão de Imigração. Foi Deputado Provincial e Delegado Especial de Instrução, equivalente ao cargo de Secretário de Educação”.

O texto explica que “durante mais de 40 anos foi considerado traidor e boa parte de seu legado destruído, quando seu nome era proibido de ser mencionado” e conclui dizendo que “este pedido é um ato cívico que valoriza a construção cultural e social da cidade referenciando um de seus maiores empreendedores com o objetivo de criar uma data símbolo para um novo tempo de prosperidade e abundância”.



Texto:   Filipi Oliveira
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
  • Anexos:
Pedido.pdf

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.