back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 14 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/06/2018 - 08:19:50

Vereador de Curitiba propõe
criação do Dia Municipal do Gari

  • Mestre Pop apresentou um projeto para a criação do Dia do Gari, a ser comemorado no dia 16 de maio. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Para Mestre Pop, os garis “não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A cidade de Curitiba poderá ter um dia especialmente dedicado aos garis, profissionais que trabalham na limpeza das vias públicas. O projeto é do vereador Mestre Pop (PSC) que sugeriu o dia 16 de maio para a comemoração (005.00076.2018). Na mesma data já é celebrado o Dia dos Trabalhadores do Asseio em Conservação, criado pela lei municipal 12.005/2006, após proposição do ex-vereador Manassés Oliveira (005.00044.2006).

Na justificativa do projeto Mestre Pop enaltece que os garis são os profissionais responsáveis por manter não só as ruas da cidade limpas, mas também as praças e parques, retirando “todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano”. “A data tem o objetivo de homenagear estes profissionais que no Brasil não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita”, diz o parlamentar.

De acordo com a justificativa, no século XIX a cidade do Rio de Janeiro resolveu implantar um sistema de coleta de lixo e, para tanto, chamou da França o engenheiro Pedro Aleixo Gary. “Seus funcionários contratados faziam a coleta [do lixo] e varriam as ruas usando uma camisa com o nome do engenheiro [Gary]”. Logo os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os 'garis', “originando o surgimento do termo”.

Tramitação

Protocolada no dia 4 de junho, o projeto de lei aguarda análise da Procuradoria Jurídica do Legislativo. Em seguida à instrução técnica, será encaminhada para as comissões temáticas. Durante a etapa dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei. Se sancionada, a matéria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município.


Texto:   João Cândido Martins
Edição:   José Lazaro Jr.
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.