back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 13/03/2018 - 14:33:37

Notas da sessão plenária de
13 de março – 1ª edição

  • Zezinho Sabará comemorou a abertura de cerca de mil vagas em CMEIs de Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professora Josete se disse preocupada com extinção da Estratégia Saúde da Família das unidades de saúde de Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • O controle de velocidade dos biarticulados para garantir a segurança de ciclistas e pedestres foi destacada por Goura. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Boa notícia I
Único orador do pequeno expediente de da sessão plenária desta terça-feira (13), Zezinho Sabará (PDT) agradeceu ao prefeito Rafael Greca sobre a reabertura de vagas em CMEIs. “Todo dia tem mães, no meu escritório [na CIC], pedindo ajuda para conseguir vagas. Hoje a gente teve a notícia, uma bela notícia, de que vai reabrir 500 vagas nos CMEIs que estão fechados, nas salas que estão desocupadas nos CMEIs. E até o final do mês, começo do mês que vem, mais 500. Então serão mil vagas. E isso vai ajudar muito a nossa comunidade, a população, principalmente os mais carentes”, informou. (Foto 1)

Boa notícia II
Zezinho destacou que a “boa notícia” é fruto do ajuste fiscal executado pela Prefeitura de Curitiba no ano passado – com a participação da Câmara Municipal, através dos projetos do Plano de Recuperação aprovados. “O plano dá condições para que a prefeitura possa trabalhar, possa atender as necessidades da população. Eu disse que acreditava muito na administração do nosso prefeito Rafael Greca e hoje venho fazer esse agradecimento, porque as coisas estão acontecendo numa velocidade até bem legal esse ano”, reiterou o vereador, ao parabenizar o trabalho dos secretários e administradores regionais.

UPA CIC
Durante a sua fala, Zezinho Sabará também informou ao plenário que a UPA CIC deverá ser reaberta até o começo de abril. “Já estão preparando a UPA para começar o atendimento e isso é muito bom. Até porque a UPA Fazendinha, principalmente, está superlotada. Ontem mesmo, meu filho tinha machucado o pé e foi ao Hospital do Trabalhador. O hospital pediu para ele ir à UPA e ele ficou cinco horas esperando atendimento. As pessoas não podem ficar tanto tempo assim esperando e isso se dá ao fato que a UPA CIC está fechada”, analisou.

Saúde
Na sessão desta terça-feira, Professora Josete (PT) disse que está preocupada com a decisão da Secretaria Municipal de Saúde de desativar a Estratégia Saúde da Família (ESF) de unidades de saúde de Curitiba. “O programa teve sua ampliação nos últimos anos e há vários dados que garantem que um atendimento mais próximo, principalmente com os idosos, com dificuldade de deslocar, [mostram] que por isso é um programa muito importante”, frisou. A vereadora disse que espera um posicionamento da liderança do prefeito, para que traga informações sobre qual é a decisão a respeito do tema. “Questionei isso à secretária de Saúde [Márcia Huçulak], durante a audiência pública de Saúde, e ela disse que estava apenas em fase de estudos”, completou Goura (PDT). (Foto 2)

Biarticulado
O controle da velocidade dos ônibus biarticulados linha norte-sul foi comentado por Goura (PDT), nesta terça-feira. Para ele, a medida é necessária devido à presença de pedestres e ciclistas nas canaletas dos ônibus. “As ações da Coordenação de Mobilidade da Setran foram extintas. Teremos um ônibus mais moderno, veloz e silencioso transitando nas canaletas, fazendo ultrapassagens e é imperativo que o poder público dê a devida orientação aos ciclistas que ainda transitam nas canaletas, assim como para os pedestres”, ressaltou o parlamentar. (Foto 3)

Ciclovias
A construção de ciclovias e ciclofaixas também foi destacada por Goura (PDT). Para ele, o Município precisa fazer valer a Lei da Bicicleta (14.594/2015), a qual prevê que 5% das vias da cidade sejam destinadas à construção faixas para os ciclistas em modelo funcional, interconectando o centro da cidade e o transporte coletivo. “Seriam 225 km de vias na cidade, mas temos pouco mais de 115 km de ruas viárias para isso”, disse. O vereador deu como exemplo de vias que poderiam ser interconectadas a rua Heitor Alencar Furtado com a ciclovia da avenida Arthur Bernardes, no bairro Santa Quitéria. “Urbanismo não é só asfaltar, urbanismo é pensar nos mais frágeis”, declarou.

Sessão solene
Os vereadores aprovaram requerimento para a realização de sessão solene na Câmara Municipal, por pedido de Jairo Marcelino (PSD), para entrega do título de cidadão honorário a Masamori Yamasaki, no dia 25 de abril (061.00002.2018). A homenagem foi aprovada pelo Legislativo em outubro do ano passado.

Enchentes
Oscalino do Povo (Pode) requereu ao plenário a realização de audiência pública, no dia 18 de abril, às 14h, para debater obras de controles de enchentes do rio Pinheirinho, principalmente na extensão do córrego Henry Ford e nos bairro Lindoia, Fanny, Guaíra e Parolin (407.00010.2018).


Texto:   Claudia Krüger e Pedritta Marihá Garcia
Revisão:   Claudia Krüger e Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.