back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 09/03/2018 - 15:06:54

Dia da Internacional da Mulher:
Câmara tem 31 homenageadas

  • A Câmara teve sessão solene para homenagear as mulheres. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Noemia Rocha presidiu a sessão solene. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Maria Manfron saudou as homenageadas. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Cida Borghetti, vice-governadora do Paraná, agradeceu em nome das indicadas. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Familiares e amigos prestigiaram o evento. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Ao todo, foram 31 homenageadas. (Foto: Chico Camargo/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba promoveu, na noite desta quinta-feira (8), uma sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Presidida pela vereadora Noemia Rocha (PMDB), a solenidade teve 31 homenageadas – indicadas por ela e pelas demais integrantes da bancada feminina do Legislativo: Dona Lourdes (PSB), Fabiane Rosa (PSDC), Julieta Reis (DEM), Katia Dittrich (SD), Maria Leticia Fagundes (PV), Maria Manfron (PP) e Professora Josete (PT).

Confira todas as fotos do evento no Flickr da Câmara de Curitiba

Maria Manfron fez a saudação às homenageadas. "Estou na tribuna representando as mulheres que há muito estão em busca dos seus direitos e ocupam espaços na política, na sociedade e também em suas casas", declarou. De acordo com a vereadora, o número de mulheres chefiando seus lares mais que dobrou, mas a dupla jornada continua "São 7 horas e meia a mais do que os homens", continuou.

Manfron lembrou que 12 mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil: "Mas elas cada vez mais se sentem encorajadas a denunciar as violências". A vereadora destacou que em 2017 a Casa da Mulher Brasileira realizou 11 mil atendimentos em Curitiba. Em 2018, já foram 1770 situações. "As mulheres estão conquistando seus espaços. Elas foram à luta. Hoje, por exemplo, a Câmara Municipal tem a maior bancada feminina de sua história: 8 vereadoras. É preciso que a sociedade veja a força que a mulher tem", finalizou.

Agradecimento
A vice-governadora Cida Borghetti fez o discurso de agradecimento em nome de todas as homenageadas. Ela destacou a figura da vereadora Dona Lourdes, a vereadora mais idosa do Legislativo de Curitiba e do país, por sua “dedicação e amor ao próximo”, e apontou que mulheres têm se destacado em todas as áreas. “Falar em nome de vocês é uma responsabilidade muito grande”, disse. De acordo com a oradora, todo dia é da mulher e de luta. “Porque ainda há muito preconceito, assédio, indiferença e violência. A mulher ainda é discriminada na sociedade, no trabalho e até mesmo na própria família.”

“Na Arábia”, lembrou a vice-governadora, “em junho, as mulheres poderão dirigir automóveis. Esse direito só foi aceito lá 140 anos após a invenção do automóvel. Mas há outros exemplos pelo mundo”. Cida reconhece que houve conquistas, mas sugeriu reflexões: “As conquistas foram iguais para todas as mulheres? Nosso objetivo é a sociedade ideal ou a sociedade possível? Há mulheres para quem o dia das mulheres não significa nada pois elas estão à margem”. Borghetti lembrou que em 2017 uma mulher foi assassinada a cada duas horas no Brasil. “Não queremos um dia da mulher para celebrar diferenças mas queremos viver nossa igualdade todos os dias”.

Homenageadas

- Homenageadas da vereadora Dona Lourdes:

Cleia Margarida Salvador: moradora da comunidade Portelinha há mais de 20 anos, é voluntária na associação de moradores e amigos do local. Agente social e representante no Conselho de Saúde da Unidade de Saúde Santa Quitéria, trabalha em busca dos direitos dos cidadãos e recebe e organiza doações para os moradores.

Margarete Aparecida Veloso: vice-presidente da Associação de Moradores da Portelinha e representante no Conselho de Saúde da Unidade de Saúde Santa Quitéria. Apoia e trabalha em prol do desenvolvimento da associação e da comunidade.

Maria Dolores: responsável pela manutenção da sede da associação de moradores. É reconhecida pela comunidade da Portelinha como a “faz tudo”. Recebe e organiza doações para os moradores.

Ondina Aparecida de Souza: integrante da Associação de Moradores da Portelinha, desenvolve atividades de voluntariado com conscientização ambiental por meio do trabalho com os moradores e em especial com as crianças.

- Homenageadas da vereadora Fabiane Rosa:

Maisa Demenek: voluntária na causa da proteção animal, é fundadora e presidente da Associação Ajude Focinhos Curitiba, que conta com mais de 40 voluntários. Tem cerca de 100 animais sob sua responsabilidade e já encaminhou mais de 300 para a posse responsável.

Cida Borghetti: formada em Administração com especialização em Políticas Públicas, é a atual vice-governadora do eParaná. Empresária e jornalista, foi deputada estadual, deputada federal e é coordenadora das relações do Paraná com o governo federal. Nacionalmente reconhecida por seu trabalho em defesa das mulheres, crianças e em prol da saúde preventiva, é autora da lei estadual que estabelece o dia 27 de novembro como Dia de Luta Contra o Câncer de Mama.

Marilza Dias: com graduação em Química, tem especialização em controle de poluição ambiental pela Universidade de Osaka, no Japão. Secretária municipal do Meio Ambiente, é servidora de carreira e já exerceu diversas funções na pasta. É presidente do Conselho Técnico do Consórcio Intermunicipal para gestão de resíduos sólidos urbanos (CONRESOL).

Myrian Ruhle: quarta geração de uma família de mulheres que trabalha pela proteção animal, ensina às novas gerações a amar e respeitar a vida. Pretende se dedicar integralmente ao voluntariado após sua aposentadoria.

- Homenageadas da vereadora Julieta Reis:

Celia Maria del Claro Romanó: graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), por anos se dedicou aos cuidados com a família. Aos 52 anos descobriu o ciclismo como atividade física e recreativa. Hoje aos 64 anos é uma praticante assídua e exemplo como atleta amadora.

Fernanda Costa Peixoto Primo: psicóloga, mestre em Psicologia Social e Comunitária, é especialista em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem em Psicologia Social. Atua há oito anos na Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba e é a atual presidente da Câmara Técnica de Acessibilidade de Curitiba.

Maria Soares Pacondes: diretora do Sindicato, da Federação e da Fundação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná e da União Geral dos Trabalhadores do Paraná. Dedica sua vida para representar e defender os direitos das mulheres trabalhadoras. Faz parte da organização do Dia da Mulher na Praia SIEMACO, que neste ano está em sua 26ª edição.

Mírian do Rocio Pereira Bueno: artista plástica, é professora aposentada da Prefeitura de Curitiba. Lecionou na mesma escola por 24 anos com classes de alfabetização. Trabalhou também com crianças com síndrome de Down. Atualmente se dedica ao artesanato e foi pioneira na criação do programa Vida Nova, do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).

- Homenageadas da vereadora Katia Dittrich:

Maitê Chaves Nakad Marrez: jovem talento na advocacia eleitoral de Curitiba, incentiva uma maior participação da mulher na política e nos assuntos relacionados como a especialização na área eleitoral. Participa ativamente em diversas discussões sobre o tema e na defesa de causas relevantes ligadas ao direito eleitoral.

Maria Leonor Vianna: mestre em bioética, é membro do grupo de pesquisa bioética, humanização e cuidados em saúde da PUCPR. Fisioterapeuta especialista em geriatria e gerontologia, atua como professora do curso de fisioterapia, como supervisora de estágio no Hospital Pequeno Príncipe. Atua na causa da proteção animal em Curitiba.

Viviane Godoy dos Santos: formada em administração de empresas, empreendedora do setor de automóveis, atua em gestão e finanças. Na área de voluntariado realiza ações na Páscoa, Dia das Crianças e no Natal, levando conforto e alegria para crianças de baixa renda na região da CIC. Tem participação ativa na causa da proteção animal em Curitiba.

- Homenageadas da vereadora Maria Leticia Fagundes:

Justina Cetnarski Maiczak: raduada em enfermagem, posssui diversas especializações na área e exerce a enfermagem há mais de 40 anos. Busca o bem-estar do ser humano por meio da promoção da saúde e da prevenção de enfermidades, considerando a liberdade e a dignidade do indivíduo.

Maria de Fatima Saddock Pereira: servidora pública municipal aposentada, é graduada em serviço social e especialista em saúde mental comunitária. Possui capacitações na área de saúde mental e drogadição, com dedicação à prevenção e tratamento de pacientes dessas áreas.

Michele Mara: atriz, cantora e compositora. Possui formação em canto popular e musicoterapia. É reconhecida nacionalmente por sua personalidade e voz ímpar. Organiza a “Marcha do Orgulho Negro Crespo Curitiba”, que valoriza a estética negra, o empoderamento e o respeito ao povo negro.

Rose Mari de Oliveira Lima: presidente da Associação de Materiais Recicláveis Jandaia, no bairro Ganchinho, é responsável pela administração e separação de resíduos de onde tira o sustento de seus filhos e de seu pai.

- Homenageadas da vereadora Maria Manfron:

Denise Luciene Lipinski Rutkoski: licenciada em pedagogia com pós-graduação em magistério da educação básica, tem especialização em gestão pública da educação. Servidora pública municipal há 25 anos, atuou como professora pedagoga e diretora de escolas municipais. Atualmente é chefe do núcleo regional de educação do bairro Santa Felicidade e conselheira do núcleo regional de educação de Curitiba.

Dora Maria Dunin Ficinski Pizzatto: empresária, gestora e administradora de empresas, possui vasto conhecimento e experiência em coordenação, planejamento e gestão de políticas públicas e recursos financeiros. É a atual diretora presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS).

Marilena Dal Bello: líder do Grupo das Faceiras, grupo da terceira idade do bairro Orleans. Há 23 anos atua como voluntária em ações sociais da paróquia Santo Antônio. Participa da organização de bazares e bingos beneficentes para ajudar a comunidade carente.

Rose Meri Sauaf Baggio: é fundadora e primeira presidente da Associação Feminina de Apoio a Santa felicidade. Desde 2001 presta assistência para pessoas carentes e famílias da região, auxiliando com alimentação e vestuário. É responsável pela área jurídica da associação.

- Homenageadas da vereadora Professora Josete:

Ednubia Ghisi: graduada em jornalismo, atua como editora do jornal Brasil de fato e como jornalista do Sindicato dos Engenheiros do Paraná. Faz parte da equipe de comunicação do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (CEFURIA) e da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SINDIJOR-PR).

Janine Matias: representada por Niceli Silva. Cantora e compositora, reconhecida com inúmeras premiações artísticas, em seis anos de carreira se consagrou em todo o território nacional com o projeto “Samba de Nega” assistido por mais de 40 mil pessoas. Neste ano lançará seu segundo CD.

Miriam Bialli: graduada em estudos sociais, atuou como professora da rede municipal de ensino de Curitiba por 32 anos. Há 4 anos se dedica à causa da pessoa idosa através da Associação Brasileira de Atenção e Apoio à Pessoa Idosa (ABRAAPI), realizando campanhas de arrecadação de itens necessários aos cotidianos dos moradores das casas lares.

Sara Regina Gorsdorf: militante dos direitos humanos, é fundadora da organização Terra de Direitos. Articuladora do primeiro Tribunal Internacional dos Crimes do Latifúndio no Paraná, atuou junto à regularização fundiária do Bolsão do Sabará. Colaborou com a criação do Observatório de políticas públicas do Parana. De 2008 a 2011, integrou o Conselho Estadual das Cidades do Paraná.

- Homenageadas da vereadora Noemia Rocha:

Byanca de Cássia Cardozo Kusminski: formada em enfermagem e especialista em regulação do sistema único de saúde (SUS), há 23 anos é professora e atua como enfermeira da prefeitura municipal de Curitiba. É autoridade sanitária local da Unidade Dom Bosco e leciona para o curso de técnico de enfermagem.

Luciana Kusman: graduada em enfermagem, é pós-graduada em saúde da família e em gestão pública, em gestão epidemiológica e em saúde do trabalhador. Ingressou na prefeitura municipal de Curitiba em 2000 onde já atuou como enfermeira e autoridade sanitária. Foi coordenadora do resgate social da Fundação de Ação Social (FAS). Atualmente é supervisora do Distrito Sanitário Tatuquara.

Silvia Rosa Galindo: psicóloga clínica com experiência em psicologia organizacional, recrutamento e seleção, realiza orientação profissional para jovens. É comentarista de rádio e televisão para assuntos relacionados à saúde mental e coordenadora da campanha “Janeiro Branco” em Curitiba, que tem por objetivo a promoção da saúde mental.

Lucia Helena de Jesus Ferreira Barbosa: com formação em letras e assistência social, é servidora municipal e atua desde 2012 na Fundação de Ação Social (FAS). Atualmente é coordenadora do CRAS Iguaçu e já foi coordenadora do Exército da Salvação.

Presenças
Compuseram a mesa do evento, além de Noemia Rocha e de Cida Borghetti,  Maria Cristina Coutinho, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná; Terezinha Wollmann, diretora do Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (SIRECOM).

Também estiveram na solenidade o vereador Mauro Bobato (Pode); Luciano Pizzatto, secretário de estado de representação do Paraná em Brasília; Raphael Keiji, administrador regional da CIC; Elcio Silva Reis, presidente da Câmara Municipal de Barra do Turvo; Olowopela Vincent, presidente da comunidade nigeriana no Paraná; e Abiola Sulaiman, secretário financeiro da comunidade nigeriana no estado do Paraná. A cerimônia contou com a participação do coral da Sociedade Thalia.



Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.