back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/03/2018 - 08:20:36

Com nova galeria, Câmara conta a
história das vereadoras de Curitiba

  • Nova galeria na Câmara Municipal conta a história das vereadoras de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Quando as mulheres passaram a participar da política de Curitiba? Quem foram as precursoras? Quantas vereadoras já discursaram no plenário da Câmara Municipal? A galeria “Vereadoras na Política de Curitiba”, que será reinaugurada nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, traz essas respostas e conta a história das parlamentares que já passaram por aqui.

“Esta é uma forma de homenagear não apenas as vereadoras dessa Casa, mas todas as mulheres que buscam conquistar seu lugar. O trabalho de todas é imprescindível para o fortalecimento da política e da democracia”, afirmou o presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB).

O espaço, inaugurado inicialmente em 2014, na gestão do então presidente Paulo Salamuni (PV), agora foi revitalizado para abrigar não só as biografias, mas para contar a trajetória das conquistas na luta por direitos iguais no parlamento. Dessa forma, a galeria pretende incentivar um engajamento maior da população feminina na política – hoje, dos 38 representantes do povo na Casa, 8 são mulheres, o que corresponde a 21% do colegiado.

Destaque para duas pioneiras, ambas professoras: Maria Olympia Carneiro Mochel, que aos 21 anos de idade foi eleita de forma direta a primeira vereadora de Curitiba, em 1947 (ano da 1ª legislatura da Câmara, após a ditadura de Getúlio Vargas); e Maria Clara Brandão Tesserolli, 13 anos depois, que em 1960 foi a segunda a participar do parlamento.

Fotos em preto e branco mostram as vereadoras que já deixaram seu legado; as atuais foram clicadas na atividade parlamentar, em cores. A galeria também traz uma novidade. Ao lado de cada quadro estão informações sobre as principais ações do mandato e um QR Code que leva à biografia completa publicada em um hotsite elaborado especificamente para esta nova fase da exposição, hospedado na página oficial da Câmara Municipal. Uma linha do tempo traça a trajetória da mulher na política curitibana desde o Brasil Império.

A revitalização da galeria “Vereadoras na Política de Curitiba” foi um trabalho da Diretoria de Comunicação, em parceria com as diretorias Geral e Cerimonial, envolvendo o trabalho das diretorias de Licitações, de Patrimônio e Serviços Auxiliares e de Informática. O espaço fica no auditório do anexo 2 da Câmara de Curitiba (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava esquina com a rua Lourenço Pinto) e está aberto para visitações das 9h às 18h.

SERVIÇO
Reinauguração da galeria “Vereadoras na Política de Curitiba”
Dia 8 de março de 2018, Dia Internacional da Mulher
Câmara Municipal de Curitiba – Auditório do Anexo 2
Rua Visconde de Guarapuava esquina com Lourenço Pinto, no Centro
Horário para visitações: 9h às 18 h.
Outras informações: www.cmc.pr.gov.br



Texto:   Michelle Stival da Rocha
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.