back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/03/2018 - 08:56:09

Proposta inclusão da Corrida
dos Garis em calendário oficial

  • Projeto de lei quer instituir Corridas dos Garis em Curitiba, a ser realizada no mês de maio. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Julieta Reis, autora da proposta, quer promover a saúde e a valorização do profissionais da limpeza urbana de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A vereadora Julieta Reis (DEM) pretende incluir, no calendário oficial de eventos de Curitiba, a Corrida dos Garis, a ser realizada no mês de maio, em alusão ao Dia do Gari, comemorado no dia 16 do mesmo mês. Instituída pela lei municipal 12.005/2006, a data é voltada à valorização do profissional para importância do seu trabalho e da limpeza para o bem-estar da população. O objetivo do projeto de lei, em tramitação deste o dia 1º de março, é valorizar o profissional, além de promover a saúde e a prática de atividades físicas, diz a autora (005.00020.2018).

Segundo Julieta Reis, a medida é importante para o reconhecimento da categoria, por meio de ações que deem visibilidade aos trabalhadores e mostrem a estima da população quanto à importância do trabalho destes profissionais à qualidade de vida na capital. “Temos profunda convicção sobre a importância dos trabalhadores em asseio, conservação e limpeza, não podendo imaginar nossas cidades sem o serviço essencial desses trabalhadores. Assim sendo, merecem toda homenagem e respeito”, justifica.

Entre outros objetivos, a autora cita o convívio familiar, os cuidados com a saúde física e mental, o combate ao uso de drogas, ao tabagismo e sedentarismo. “Ou seja, busca-se aumentar a autoestima dos profissionais da limpeza urbana”, completa a parlamentar.
 
Tramitação
A proposta foi lida no pequeno expediente da sessão plenária desta segunda-feira (5). Agora, segue para instrução técnica da Procuradoria Jurídica. Depois, para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, o projeto segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.