back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de dezembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/03/2018 - 08:46:42

Primeiros socorros nas escolas
na pauta da Tribuna Livre

  • A Tribuna Livre da próxima quarta-feira receberá Alessandra Begalli Zamora para que fale sobre a importância dos primeiros socorros nas unidades educacionais e sobre o projeto "Vai Lucas". (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Os primeiros socorros protegem a vítima até a chegada de um profissional especializado", diz Mauro Bobato, proponente da Tribuna.
Na próxima quarta-feira (7), a Câmara Municipal recebe, no horário reservado à Tribuna Livre, Alessandra Begalli Zamora, que irá falar sobre a importância dos primeiros socorros nas unidades educacionais,  e sobre o projeto "Vai Lucas". De acordo com Mauro Bobato (Pode), proponente do convite, o objetivo é “a conscientização da importância dos primeiros socorros nas escolas públicas e particulares, “pois lamentavelmente há vários relatos de acidentes envolvendo crianças”.

Em setembro passado, Lucas, filho de  Alessandra, foi a um passeio escolar e engasgou-se durante o lanche, não tendo recebido atendimento de primeiros socorros. “Quando o socorro médico chegou, já o encontrou em morte cerebral e ele veio a falecer dois dias depois, em decorrência de asfixia mecânica”, diz a justificativa do projeto.

Para Bobato, “os primeiros socorros protegem a vítima contra maiores danos até a chegada de um profissional de saúde especializado, pois o auxílio de um socorrista poderá ser a diferença entre uma recuperação rápida e sem sequelas ou uma recuperação lenta e com sequelas”. O vereador apresentou, em janeiro, um projeto que pretende a presença de um profissional com o curso de primeiros socorros, para atendimento emergencial a vítimas em todas as unidades de ensino públicas e privadas (005.00009.2018). O projeto “Vai Lucas” visa corroborar esse objetivo.

Tribuna Livre
Realizada sempre às quartas-feiras, durante a sessão plenária, a Tribuna Livre é um espaço democrático de debates previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba. As discussões são sugeridas pelos vereadores que apresentam um requerimento e indicam alguma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido.


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:

Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.