back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 24 de abril de 2017
 

TICO KUZMA
Partido: PROS
Legislaturas: 2005 / 2009 / 2013 / 2017

Gabinete: Anexo II - Térreo - Sl. 4
Fone: 3350-4538 / 3350-4537 / 3350-4539


Vereador na Internet:
E-mail: tico.kuzma@cmc.pr.gov.br
Site: http://www.ticokuzma.com.br
Redes sociais: http://www.facebook.com/ticokuzma90156 / Twitter: @ticokuzma

Notícias: Clique aqui
Fale com o Vereador: Clique aqui

TITULAR DAS COMISSÕES:

- Comissão de Serviço Público

BIOGRAFIA: (*)

Leônidas Edson Kuzma, ou Tico Kuzma, como é mais conhecido, foi eleito para o quarto mandato (2017-2020) de vereador na Câmara Municipal de Curitiba. Tem como principal meta colaborar com a transformação e avanços de Curitiba, com foco no bem-estar e na segurança das famílias da cidade. O compromisso é trabalhar na elaboração e aprovação de projetos e requerimentos, voltados principalmente para a área da segurança, saúde e educação.

Na vida
Formado em Administração de Empresas, já trabalhou como representante comercial, fiscal federal do Crea-PR, técnico de manutenção eletrônica e motorista de entregas com caminhão. Além disso, foi proprietário de uma pizzaria. De família muito religiosa, diz que Deus e a família são os grandes alicerces da sua vida.

Na política
Em 2004, se elegeu vereador, com 3.199 votos. Em 2006, seu pai, apontado por ele como grande exemplo de vida e honestidade foi assassinado em um assalto, fato que deixou o vereador obstinado em lutar por mais segurança e paz. Foi candidato a deputado estadual, com o lema "Segurança para a Família". Não foi eleito, mas obteve 18.807 votos e ficou entre os dez mais votados na capital. Em 2008, Tico Kuzma, com 7.298 votos, foi reeleito vereador pelo PSB. No ano de 2010, com o tema "É mais família, É mais segurança", foi candidato a deputado federal. Obteve a expressiva votação de 37.013 votos, a maioria de eleitores de Curitiba. Desta vez, ficou como primeiro suplente do PSB na Câmara dos Deputados. Em 2012, com 8.541 votos, foi reeleito para o terceiro mandato de vereador pelo PSB.

Em outubro de 2013 recebeu o convite para iniciar a formação do Partido Republicano da Ordem Social - PROS - em Curitiba. Aceitou o desafio, pois acredita que defendendo também a principal bandeira do PROS, que é a diminuição dos impostos, tem condições de motivar pessoas que nunca participaram da política a se filiarem em um novo partido.

Nas eleições municipais de 2016, como presidente do partido em Curitiba, lançou chapa pura e completa para a eleição proporcional e um candidato próprio para disputar a prefeitura da capital. O partido, com mais de 24 mil votos, conseguiu alcançar uma vaga para a Câmara Municipal e elegeu Tico Kuzma vereador, com 6.113 votos.

Na Câmara Municipal
Para o biênio 2017-2018, Tico Kuzma foi eleito membro da Mesa da Câmara Municipal de Curitiba para o cargo de primeiro vice-presidente da Casa.

Das diversas comissões que integrou, encerrou a última legislatura como presidente da Comissão Especial do Metrô e também presidente da Comissão Processante que investigou e suspendeu o mandato de um vereador por quebra de decoro parlamentar.

Kuzma também já presidiu as comissões de Educação, Cultura e Turismo; de Urbanismo e Obras Públicas; e de Segurança Pública e Defesa da Cidadania.

Principais leis aprovadas
Autor da Lei Antifumo, que acabou com a fumaça de cigarro em ambientes fechados, que além de garantir mais saúde à sua família, com um ar mais puro, desestimula a adesão ao cigarro às futuras gerações.

Propôs a lei que criou o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Segurança Pública (Consep), que, com a participação da sociedade, deve ser um foro de debate e orientação sobre políticas públicas municipais. Deverá formular e propor diretrizes para as políticas públicas voltadas à promoção da segurança pública, prevenção e repressão à violência e à criminalidade.

Autor da lei que cassa o alvará do estabelecimento que vender bebida alcoólica para menores de idade e da que dispõe sobre a exigência de laudo técnico para equipamentos de diversão. É dele a lei que determina o cadastro dos revendedores de material metálico, assim como a comprovação de sua origem lícita.

É de iniciativa dele a lei que alterou o Código de Saúde para que, além das placas informativas nas Unidades de Saúde terem que detalhar o nome dos médicos de plantão e o horário de atendimento deles, mostrem também a especialidade e o registro profissional no órgão competente, para prevenir o aparecimento de "falsos médicos" e facilitar a fiscalização por parte da população. A lei aprovada também determina que os responsáveis pelo atendimento à população deverão portar crachá com nome completo, função, cargo e nome da instituição.

Principais projetos apresentados
Entre os projetos apresentados pelo vereador, nesta legislatura, destacam-se o que reforça a proibição do uso de drogas em locais públicos, trazendo a responsabilidade de fiscalizar e alertar para o Município.

Dois projetos reapresentados por Tico Kuzma (Pros), na Câmara de Vereadores, mudam as regras para uso de dinheiro público com publicidade oficial pela Prefeitura de Curitiba. Uma medida, inspirada na campanha "10 Medidas Contra a Corrupção", do Ministério Público Federal (MPF), sugere cota de 5% dos gastos com divulgação para ações que fomentem na cidade uma cultura de intolerância com a corrupção. A outra proposta exige que qualquer peça de divulgação oficial do Município exiba quanto custou a sua veiculação naquele jornal, site, rádio ou emissora de televisão.

(*) Informações de responsabilidade do Gabinete do Parlamentar.

Fale com o vereador TICO KUZMA

* Nome completo:
* Endereço de e-mail:
* Telefone:
Escreva aqui a sua mensagem:
* Código de Segurança:
    
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2017 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.