GALERIA
VEREADORAS NA POLÍTICA
DE CURITIBA
HOME A GALERIA BIOGRAFIAS NOTÍCIAS

JULIETA REIS


12ª (1997-2000), 13ª (2001-2004), 14ª (2005-2008), 15ª (2009-2012), 16ª (2013-2016) e 17ª (2017-2020) legislaturas


JULIETA REIS

Atualmente em sua sexta legislatura consecutiva na Câmara Municipal, a curitibana Julieta Maria Braga Côrtes Fialho dos Reis nasceu no dia 29 de agosto de 1947, filha de João Antonio Braga Côrtes e Esther Salomon Braga Côrtes. Casou-se com José Amorim Fialho dos Reis, falecido em abril de 2014, com quem teve três filhos: Rodrigo, Tatiana e Roberto.

Conhecida como Julieta Reis, tem como bandeiras a área cultural, os idosos, as microempresas, a geração de empregos e os ambulantes. É considerada a madrinha dos artesãos e incentivadora das feiras livres. Já integrou as comissões permanentes de Constituição e Justiça (antigamente chamada de Legislação, Justiça e Redação), de Urbanismo, de Serviço Público e de Participação Legislativa; além dos colegiados especiais da Copa do Mundo de 2014 e para a revisão da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Câmara.

É autora de projetos como os que oficializaram as feiras de Artesanato do Largo da Ordem e a de Antiguidades da Praça da Espanha. Apresentou, por exemplo, matérias que deram origem à lei para regulamentar o artesanato em Curitiba; criar programa de apoio da iniciativa privada à cultura; dar direito ao desconto para idosos em eventos artísticos; e assegurar o acesso gratuito ao exame preventivo de câncer do útero.

Formou-se em Artes Plásticas pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e em Didática do Desenho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). De família tradicional de políticos, teve atividade estudantil intensa. É servidora aposentada da Prefeitura de Curitiba. Fez parte da equipe que organizou a Fundação Cultural de Curitiba, a Feira de Artesanato do Largo da Ordem, o Bondinho da Rua XV, o Centro de Criatividade do Parque São Lourenço e a Casa do Artesanato.

* Informações atualizadas em março de 2018.