back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 13 de novembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/11/2018 - 17:14:27

Notas da sessão plenária
de 6 de novembro - 2ª edição

  • Serginho do Posto leu ofício em que o prefeito Rafael Greca comunica a ausência do país, entre 10 e 18 de novembro. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • João do Suco em visita à Câmara, entre Serginho do Posto e Mauro Ignácio. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto recebeu a presidente da APACN, Mariza del Claro. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Ausência do país I
Em ofício (254/2018) lido pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Serginho do Posto (PSDB), o prefeito Rafael Greca comunicou a ausência do país entre os dias 10 e 18 de novembro. Segundo o documento, ele participará do Smart City Expo World Congress, em Barcelona (Espanha), do qual será um dos palestrantes. O chefe do Executivo justifica que o evento trata de assuntos como governança, tecnologia, energia e sustentabilidade, “consistindo em uma forte plataforma de negócios”. (Foto 1)

Ausência do país II

O ofício afirma que também deve ser discutida, durante a viagem, a segunda edição do Smart City Expo Curitiba, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de março de 2019, no Expo Barigui. Durante a ausência de Greca, o Executivo será conduzido pelo vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel.

Coletes I
Rogerio Campos (PSC) informou que, como presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, recebeu uma denúncia da Guarda Municipal de que os coletes à prova de bala estariam defasados. O vereador lembrou que os coletes têm validade de cinco anos. “O que acontece para que a licitação não ocorra num prazo correto?”, perguntou o vereador.

Coletes II
Presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Thiago Ferro (PSDB) disse que conversou com o secretário Guilherme Rangel [Defesa Social e Trânsito de Curitiba] e este garantiu que os coletes novos estavam na dependência da liberação do Exército, procedimento que não passaria de dez dias.  A informação foi corroborada por Serginho do Posto (PSDB), presidente da Casa.

Fechamento
O fechamento da rua Nova Esperança, no bairro Sítio Cercado, também foi comentada por Rogério Campos (PSC). A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) notificou o Município de que a rua deve ser fechada na passagem de nível que existe no loteamento Novo Horizonte. “Queremos melhoria para o povo usar o espaço. Devemos facilitar a vida da população. O Mauro Bobato [PODE], o Marcos Vieira [PDT], o Rogerio Campos, o Oscalino do Povo [PODE)], o Professor Silberto [MDB] e o Toninho da Farmácia [PDT] não querem esse fechamento”, afirmou o parlamentar.

Visita presidencial
O ex-presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), João Cordeiro, esteve no plenário do Palácio Rio Branco, em visita aos vereadores. João do Suco, como é conhecido, presidiu o Legislativo entre março e dezembro de 2012 e  foi recebido, na manhã desta terça-feira (6), pelo atual presidente Serginho do Posto (PSDB). (Foto 2)

Emendas parlamentares I
A presidente da APACN (Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia), Mariza del Claro, e a responsável pela captação de recursos da entidade, Nelise Valenga, estiveram na manhã desta terça (6), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), solicitando que vereadores destinem parte das emendas parlamentares ao apoio às crianças e adolescentes em situação de carência financeira diagnosticadas com câncer. A APACN “dá suporte no atendimento odontológico, de serviço social, psicologia, nutrição, alimentação, transporte, hospedagem, vestuário, educação, além de recreação, oficinas de ofícios, lazer e cultura”. Qualquer pessoa pode ajudar pelo site da instituição. (Foto 3)

Emendas parlamentares II
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Mestre Pop (PSC) pergunta se uma emenda parlamentar de sua iniciativa, ao orçamento deste ano, já foi paga (062.00636.2018). A proposição previa a destinação de R$ 110 mil para o projeto Capoeira nas Regionais (308.00219.2017).

Lote público
“Existe algum projeto em andamento para implantação no local?”, pergunta Marcos Vieira (PDT) sobre terreno de propriedade do Município localizado no bairro Pinheirinho, em frente ao Liceu de Ofícios do Xapinhal (062.00633.2018). Segundo ele, o imóvel não está sendo utilizado.

Reunião

O presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), convidou a todos os vereadores para reunião com secretários municipais, que  será realizada na sala de reuniões da presidência, nesta quarta-feira (7), a partir das 8h. Segundo o parlamentar, os representantes da Prefeitura de Curitiba trarão esclarecimentos sobre projetos de lei do Poder Executivo que serão enviados ou que já tramitam na Câmara Municipal. Um deles, que tem trazido polêmica em plenário, prevê que o transporte público poderá ter somente o sistema de bilhetagem eletrônica, sem exigir portanto a presença dos cobradores.

Parlamento Jovem
A sessão desta quarta-feira (7) terá participação do presidente e do vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), os desembargadores Luiz Taro Oyama e Gilberto Ferreira, respectivamente. Os magistrados virão à Casa participar do encerramento da primeira edição do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Curitiba. A informação foi confirmada pelo presidente Serginho do Posto (PSDB).


Texto:   Fernanda Foggiato, Filipi Oliveira, Marcio Alves da Silva e João Cândido Martins
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.