back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 13 de novembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 01/11/2018 - 16:28:42

Parlamento Jovem: estudantes
entregam projetos na próxima quarta

  • Estudantes que foram eleitos vereadores mirins pelo programa Parlamento Jovem, do TRE, virão à Câmara na próxima quarta-feira entregar suas propostas aos vereadores. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A primeira edição do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá encerramento na manhã da próxima quarta-feira (7), com a entrega em plenário dos projetos elaborados pelos vereadores mirins. O programa foi criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que firmou convênio com o Legislativo no ano passado para que os estudantes tivessem a vivência não só das eleições, mas também das tarefas de um vereador. O tempo reservado à Tribuna Livre deverá ser usado para a atividade – após a votação dos projetos na ordem do dia haverá suspensão da sessão para a leitura das propostas dos estudantes aos parlamentares.

Ao todo, foram eleitos 38 vereadores dos colégios estaduais Ernani Vidal, Júlia Wanderley, Narciso Mendes, Euzébio da Motta, Homero Baptista de Barros e Senador Alencar Guimarães. Eles foram empossados no dia 28 de fevereiro no plenário da CMC. Para que as propostas fossem escritas, os alunos participaram de atividades promovidas pelo Departamento de Processo Legislativo (Deprole) e a Diretoria de Cerimonial. Dentre elas houve uma dinâmica com o objetivo de mostrar o que o vereador pode e o que ele não pode fazer, dentro do que prevê a Constituição Federal nos artigos 21, 29 e 30. Uma semana de prevenção ao bullying nas escolas e outra sobre ambientalismo consciente foram os temas escolhidos para elaborar os projetos.

Projetos em 2º turno
Na sessão de quarta, devem ser votados três projetos em segundo turno – se na véspera, em primeiro turno, eles forem aprovados pelo Legislativo. Um deles prevê o pagamento de multas emitidas pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) por meio de cartões de débito ou de crédito, com a opção de parcelar o valor (005.00040.2018), de iniciativa de Jairo Marcelino (PDT). Também serão votados o que denomina de Esther Souza Lacour um dos logradouros públicos da capital (009.00023.2018) e o que declara de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Eurides Brandão (014.00054.2017).  

Confira aqui as pautas completas de segunda (5), terça (6) e quarta-feira.


Texto:   Michelle Stival da Rocha
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.