back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de outubro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 08/10/2018 - 08:57:10

Bienal de Curitiba 2018
é tema da Tribuna Livre

  • Exposição da Bienal de 2017 no Memorial de Curitiba. (Foto: Divulgação/ Cido Marques/FCC)
A Tribuna Livre da sessão desta quarta-feira (10) divulgará a programação Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba 2018, comemorativa aos 25 anos de sua primeira edição. Com entrada gratuita, a abertura do evento ocorrerá no dia 18 de outubro, às 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer. Para falar sobre o tema, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) receberá o diretor-geral da mostra, Luiz Ernesto Meyer Pereira.

A edição especial da Bienal de Curitiba deverá ser encerrada no dia 30 de dezembro. Até lá, além da mostra principal, estão previstas exposições paralelas e intervenções urbanas em centros culturais e espaços públicos da cidade. A programação será divulgada no site oficial do evento. As atividades são uma parceria da prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura.

A primeira edição da bienal foi realizada em 1993. As atividades itinerantes, por diferentes estados e países latino-americanos, que são mantidas até hoje, começaram em 1997. Em 2017, o evento teve como tema “Antípodas – Diverso e Reverso” e homenageou a China (saiba mais). Em maio passado, a programação rendeu à mostra, pela segunda vez, o prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

A Tribuna Livre desta semana foi reservada pela vereadora Noemia Rocha (MDB), conforme proposição lida em plenário (076.00029.2018), mas cedida a Helio Wirbiski (PPS). O parlamentar defende que o evento, considerada a maior bienal de arte contemporânea da Região Sul do Brasil, também é apontado pela imprensa especializada como um dos principais do tema no circuito mundial. Ele ainda salienta o currículo de Luiz Ernesto Pereira, que já dirigiu o Instituto Paranaense de Arte.

Espaço democrático de debates, a Tribuna Livre é prevista no Regimento Interno da CMC e ocorre às quartas-feiras. As discussões são sugeridas pelos vereadores, que apresentam um requerimento e indicam alguma pessoa ou instituição para falar sobre o tema escolhido. A atividade poderá ser acompanhada em tempo real, pelo canal do Legislativo no YouTube.


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.