back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de outubro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 04/10/2018 - 10:24:12

Educação acata implantação de
QR Code em pontos turísticos

  • A Comissão de Educação avaliou o trâmite de 7 projetos de lei e 38 indicações de prêmios. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quarta-feira (3), a Comissão de Educação, Cultura e Turismo avaliou o trâmite de 7 projetos e 38 indicações de prêmios concedidos pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Uma das propostas de lei aprovada é a que prevê a sinalização dos pontos turísticos da cidade com o QR Code, tecnologia que pode ser impressa em uma placa, por exemplo, e lida por dispositivos equipados com câmeras, como smartphones e tablets (005.00240.2017).

“Ao focar a câmera no gráfico QR Code, o visitante poderá ter acesso a um texto interativo explicando sobre o patrimônio histórico e cultural. Serão fornecidas informações gerais sobre o lugar, monumento, paisagens e características arquitetônicas locais, além de oferecer explicações de contexto regional e histórico”, explica o autor da matéria, vereador Thiago Ferro (PSDB).

O substitutivo geral ao projeto apresentado (031.00043.2018) acresceu o inciso XIV ao art. 3º da lei municipal nº 14.115/2012, com a seguinte redação: "promover a integração e a sistematização das informações turísticas, históricas, culturais e ambientais nos diversos espaços da cidade, tais como praças, monumentos, parques, teatros, museus, calçadas históricas, edificações tombadas, placas de logradouro e estações tubo, primando pelo uso de tecnologias inteligentes, como o QR Code, com o intuito de aproximar e propagar o conhecimento aos munícipes e turistas". A matéria segue para a avaliação da Comissão de Serviço Público.

Outro projeto aprovado pelo colegiado de Educação é o de autoria do prefeito que autoriza o Município a integrar a Associação Internacional de Cidades Educadoras – AICE (005.00051.2018). Trata-se de uma entidade que reúne mais de 482 cidades em 36 países, nos cinco continentes, e tem como objetivo “auxiliar governos, prefeituras, secretarias e cidades a implementarem medidas voltadas ao desenvolvimento integral de seus habitantes, tendo e educação, a equidade e os direitos humanos como alicerces”. A proposta segue agora para a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública.

Educação também avaliou algumas homenagens, como a que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba a Otávio Mariano da Silva (006.00010.2018). Quatro denominações de logradouro também foram aprovadas: de Fúlvia Rosemberg (008.00006.2018); de Tomie Ohtake (008.00010.2018); de Lourdes Branco Germiniani (009.00031.2018); e de José dos Santos Lima (009.00032.2018).

A pauta completa, com todos os pareceres aprovados, pode ser consultada aqui. Integram o colegiado os vereadores Professor Euler (PSD), presidente, Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Geovane Fernandes (PTB), Marcos Vieira (PDT) e Maria Manfron (PP).

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais).


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.