back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de outubro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 03/10/2018 - 16:23:28

Notas da sessão plenária
de 3 de outubro

App190
O novo aplicativo para acionamento da Polícia Militar inaugurado ontem pela Secretaria Estadual de Segurança foi louvado por Mauro Ignacio (PSB). Ele lembrou que se trata de um complemento ao telefone 190. O aplicativo se chama app190 e está disponível para a capital e cidades da região metropolitana de Curitiba, atendendo mais de 3 milhões de pessoas. “Algo sem precedentes no Paraná e no Brasil que permitirá que qualquer pessoa com um smartphone acione a PM”. O vereador salientou que em 2016/2017 apresentou uma sugestão na Câmara para que o aplicativo fosse utilizado também pela Guarda Municipal.

Confirmado em plenário
Aprovado em segundo turno unânime, na sessão desta quarta-feira (3), projeto de lei para denominar logradouro público como Engenheiro Wahib Abbud será enviado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para a sanção do Executivo (009.00008.2018). Curitibano, o homenageado atuou como engenheiro químico no governo estadual e na Prefeitura de Curitiba. Ele faleceu em  outubro de 2011. A iniciativa é do vereador Tico Kuzma (Pros).

Contorno Sul
De acordo com Zezinho Sabará (PDT) o trânsito do Contorno Sul está um caos sendo necessário que as autoridades tomem providências. “Nem que seja no ano que vem”, disse o vereador. Ele ainda comentou sobre o CAIC Cândido Portinari na CIC, ao lado do Parque dos Tropeiros. “Além da falta de segurança agora está com falta de professores”, disse o vereador que reclamou: “quem paga o preço são nossas crianças”.

Falecimento

Katia Dittrich (SD) lamentou o falecimento de seu assessor Antonio Carlos, o “Toninho”. “Ele surgiu no meu caminho como se fosse enviado por Deus. Como serão os meus dias sem a atenção e a companhia dele?”, perguntou a parlamentar. Ela pediu 1 minuto de silêncio em memória de Antônio e informou que seu velório ocorre hoje na capela 2 do Cemitério do Boqueirão. O sepultamento será amanhã, a partir das 10h no Jardim da Saudade, na Barreirinha.

Aniversário da Petrobras I
Os 64 anos de criação da Petrobras, pela lei federal 2.004/1953, sancionada por Getúlio Vargas, foram comentados em plenário. O tema foi levantado por Professora Josete (PT), que lembrou do movimento popular “O petróleo é nosso!”, que antecedeu a fundação da estatal, e de seus primeiros campos de exploração, na década de 1960. “O auge, tanto da exploração quanto de avanço tecnológico, foi com a descoberta do pré-sal, a partir de 2000. Hoje somos a maior potência tecnológica em produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas”, avaliou.

Aniversário da Petrobras II
A vereadora, no entanto, defendeu uma reflexão sobre o “futuro da empresa”.  Uma das críticas foi à lei federal 13.365/2016, que revogou a obrigatoriedade da participação da Petrobras na exploração do petróleo da camada pré-sal. “Após cinco leilões, as multinacionais já são donas 75% do pré-sal. Isso é a entrega do patrimônio brasileiro”, declarou. Ela avaliou que o leilão da última sexta-feira (28), para a exploração de petróleo e gás em quatro bacias, teve pouca repercussão.

Retirada de substitutivo

O plenário acatou requerimento (073.00026.2018) para a retirada de um substitutivo que previa a execução dos hinos Nacional e de Curitiba nos estabelecimentos da rede municipal de ensino (031.00034.2018). A atividade ocorreria todas as quartas-feiras. O projeto (005.00062.2018) recebeu um novo texto (031.00068.2018), para que os hinos sejam executados e entoados a cada 15 dias. A redação atualizada também trata do Hino da Bandeira, citado na lei municipal 10.536/2002, que deverá ser alterada pela proposição, cuja execução seria bimestral.

Pedido de informações
Pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba pergunta quando a rua Dalva de Oliveira, no bairro Tatuquara, será asfaltada (062.00478.2018). A justificativa é que a obra constava no orçamento do ano passado. A proposição é assinada pelo vereador Mestre Pop (PSC).

Restrições eleitorais

Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais). Você pode ver os discursos dos vereadores na íntegra em nosso YouTube.


Texto:   Fernanda Foggiato e João Cândido Martins
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.