back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 20 de outubro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 03/10/2018 - 13:06:21

Eleições 2018: vereadores debatem
Fundo Partidário e outros temas

  • Eleições serão para 5 cargos, nesta ordem: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente. (Foto: Agência Brasil/Divulgação)
O processo eleitoral foi um dos temas comentados durante a sessão desta quarta-feira (3), a última antes do pleito de domingo (7), em que os brasileiros irão escolher representantes para cinco cargos (deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República, nessa ordem). “Que os votos traduzam de fato a vontade dos brasileiros. Desejamos que país consolide sua democracia”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Serginho do Posto (PSDB).

Um dos assuntos tratados em plenário foi o Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, denominado Fundo Partidário, constituído por dinheiro público. Com um orçamento de R$ 888,7 milhões aprovado pelo Congresso para este ano, ele é destinado ao pagamento de despesas das legendas, como a manutenção de seus diretórios. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou sua aplicação nas campanhas políticas.

Os partidos ainda contam com R$ 1,7 bilhão do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o chamado Fundo Eleitoral, cuja divisão também é proporcional à representatividade das siglas no Congresso Nacional. São permitidas, ainda, doações de pessoas físicas. Chicarelli (DC) chamou o Fundo Partidário de “escandaloso”. “Eu gostaria que acabasse”, defendeu. Ele criticou a divisão dos recursos e deputados que, com anúncios pagos, “enchem o bolso” de rede social sediada nos Estados Unidos. Em sua opinião, há exemplos positivos de campanhas, por meio de ferramentas gratuitas da internet.

Para Felipe Braga Côrtes (PSD), as legendas tiveram “zero critério” na divisão do dinheiro dos fundos públicos entre seus candidatos. “Fizeram o fundo para que os líderes, caciques, distribuíssem pela cara do amigo. É injusto. Como você vai ter uma renovação e dar chance a pessoas participarem do processo eleitoral?”, completou. O vereador também voltou a defender o voto distrital como ferramenta “extremamente democrática, de representatividade”. “Sem aquela coisa de ir lá em Umuarama, Apucarana, buscar voto”, continuou.

Já Colpani (PSB) brincou que ele e outros vereadores poderiam ter “dançado” com o sistema distrital – que não considera, por exemplo, os votos em legendas. O parlamentar ainda alertou às fake news: “Uma delas é que se votarem em branco haverá uma nova eleição. Todo mundo sabe que o TSE lida apenas com os votos válidos [desconsiderados os brancos e os nulos]”.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais). Você pode ver os discursos dos vereadores na íntegra em nosso YouTube.


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.