back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de setembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 14/09/2018 - 09:32:52

Reconhecimento à Corrida dos
Garis vai a plenário nesta terça

  • A Corrida dos Garis ocorrerá preferencialmente em maio, quando é comemorado o dia em homenagem aos trabalhadores da categoria. (Foto: Chico Camargo/CMC)
A terceira edição da Corrida dos Garis, no ano que vem, já poderá ser um evento oficial da cidade. Essa é a intenção de uma proposta de lei (005.00020.2018) que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa em plenário na próxima terça-feira (18). A ordem do dia também prevê outros três projetos para primeira votação, mais os segundos turnos das matérias que tiverem o aval dos vereadores na sessão de segunda-feira (17).

Além de inserir a atividade no calendário oficial de eventos de Curitiba, a proposição afirma que a corrida será realizada preferencialmente em maio. É nesse mês que se comemora o Dia do Trabalhador de Asseio e Conservação, ou Dia do Gari (16 de maio). Na capital, a data foi oficializada pela lei municipal 12.005/2006.

A Corrida dos Garis é realizada pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco), em parceria com a Prefeitura de Curitiba. “É importante a valorização da categoria, buscando através de ações como essa dar visibilidade aos trabalhadores e o reconhecimento da população à importância do trabalho que executam para a qualidade de vida na capital”, afirma a autora do projeto, Julieta Reis (DEM). Para a vereadora, a atividade incentiva não só a prática de esportes, mas também busca aumentar a autoestima da categoria, dentre outros benefícios.

Outras proposições
O plenário analisa, nesta terça, a proposta de declaração de utilidade pública municipal ao Instituto Milton Luiz Pereira, associação sem fins lucrativos que presta assistência jurídica gratuita e oferta bolsas de estudos, dentre outros serviços (014.00083.2017). A iniciativa é de Felipe Braga Côrtes (PSD).

Fecham a ordem do dia dois projetos de decreto legislativo da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da CMC. Um deles reúne os 19 indicados dos vereadores ao prêmio Professor João Crisóstomo Arns, que homenageia personalidades com destaque na educação e na cultura locais (089.00001.2018).

O outro projeto traz os 16 indicados ao prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos, entre pessoas físicas e entidades não governamentais (107.00002.2018). A homenagem, nesse caso, é pelo destaque na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social. Na quarta-feira (19), estão previstas votações em segundo turno.

Confira as ordens do dia de segunda, terça e quarta-feira.
 
Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais).


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.