back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 16 de novembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 12/09/2018 - 08:31:11

Escolas municipais e CMEIs podem
ter programa contra abuso sexual

  • Escolas municipais e CMEIs teriam atividades e distribuição de materiais de acordo com a idade dos alunos. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), desde o início desta semana, pretende instituir na rede municipal de ensino, da Educação Infantil (0 a 5 anos) ao Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), um programa voltado à prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa receberia o nome de Escola que Cuida e teria conteúdos direcionados à faixa etária dos alunos (005.00129.2018).

Segundo a proposta de lei, os materiais, palestras e demais atividades do programa abordariam, dentre outros temas, a diferença entre toques apropriados ou não; como denunciar e buscar auxílio contra casos de abuso; e a conscientização de pais e professores aos “sinais de aviso” que devem ser observados. A matéria ainda sugere a afixação de cartazes e a distribuição de cartilhas nas escolas municipais e CMEIs.

“A violência sexual pode representar um grave fator de risco para o desenvolvimento emocional, cognitivo e comportamental das vítimas. Por razões de sua vulnerabilidade física e de desenvolvimento, [as crianças e adolescentes] são alvos fáceis”, alerta a proposição. Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor 30 dias após a publicação no Diário Oficial do Município.

O autor do projeto, vereador Colpani (PSB), aponta que o Plano Municipal de Educação (lei 14.681/2015) trata da capacitação dos professores para a detecção dos sinais de violência doméstica e sexual, dentre outras. Ele diz que o Escola que Cuida poderia ser inspirado em programa implantado nos Estados Unidos em 2011, a partir da Lei de Erin (ativista norte-americana que na infância e adolescência foi vítima de abuso sexual).

Tramitação
Protocolado em 5 de setembro, o projeto começou a tramitar oficialmente na CMC no último dia 10, com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária. A matéria primeiramente receberá uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica da Casa e então seguirá para as comissões temáticas. Durante a análise dos colegiados do Legislativo, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados por seu teor. Depois de passar pelas comissões, a proposição estará apta para seguir para o plenário e, se aprovada, para a sanção do prefeito para virar lei.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais).


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.