back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de setembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 10/09/2018 - 13:30:45

Plenário valoriza entidades filantrópicas
que trabalham com jovens

  • Plenário aprova três concessões de utilidade pública em primeiro turno. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (10), três projetos da pauta que valorizam instituições que trabalham com filantropia para crianças, adolescentes e jovens, declarando-as de utilidade pública. Além das votações dessas iniciativas em primeiro turno, que retornam para apreciação do plenário em segunda discussão nesta terça-feira (11), os vereadores também acataram a regulamentação da agricultura urbana na cidade.

A ONG Criar Um é uma entidade voltada à inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho. Segundo o autor da proposição (014.00004.2018), Thiago Ferro (PSDB), ela propõe suas atividades pensando nas profissões do futuro e, nesse sentido, oferece cursos de fotografia, edição de vídeo, design gráfico, redação, marketing e mídias sociais. “Foi o que aconteceu, por exemplo, durante a Semana Cultural, quando crianças receberam câmeras para registrar a cidade em fotos. O resultado dessa experiência ficou exposto no Memorial de Curitiba”, destacou.

"Lembro que no início desse ano eu fazia uma visita a Universidade de Harvard, em Boston, e lá tem um curso de fotografia com o telefone. Digo isso porque os cursos oferecidos pela Criar Um pensam nas profissões do futuro, entre eles: fotografia, edição de vídeo, design gráfico, redação, marketing e mídias sociais", destacou Ferro. Ele ainda exibiu um vídeo institucional sobre o trabalho da ONG durante a discussão da matéria, que recebeu 28 votos favoráveis.

Duas associações de Pais, Mestres e Funcionários de escolas estaduais tiveram utilidades públicas aprovadas pelo plenário, mas sem discussão dos autores. Uma é da Dom Orione (014.00082.2017), de Tico Kuzma (Pros), que contribui através de doações de materiais escolar e uniformes para os alunos carentes; aquisições de ônibus para transporte escolar em atividades pedagógicas fora da escola; e palestras. A outra é do Colégio Santa Cândida (014.00097.2017), de Professor Euler (PSD). Segundo o texto da proposição, a entidade é uma “instância de participação democrática e representa pais, professores e funcionários que buscam integrar os segmentos escolares e colaborar no aprimoramento do processo educacional e na integração família-escola”.


Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais). Você pode ver os discursos dos vereadores na íntegra em nossas redes sociais (YouTube e Facebook).


Texto:   João Cândido Martins
Edição:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.