back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 16 de novembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 10/09/2018 - 09:09:38

Feiras podem ter distribuição de
sobras de alimentos e recicláveis

  • Ideia é que feiras e eventos culturais tenham uma tenda para receber alimentos bons para consumo, recicláveis e doações, dentre outros materiais. (Foto: Chico Camargo/CMC)
O projeto de lei que prevê a instalação de lixeiras ecológicas nas feiras livres, artesanais e nos eventos culturais realizados na cidade recebeu, na última terça-feira (4), outro substitutivo. Em vez da proposta inicial, o novo texto justifica que seria mais sustentável implantar em cada um desses espaços pelo menos uma tenda com residuário (031.00062.2018). Nelas haveria o recolhimento, a organização e a distribuição de doações, restos de alimentos bons para consumo, resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos gerados pelos feirantes e frequentadores.

Segundo a proposição, os materiais arrecadados seriam destinados a pessoas ou a entidades previamente cadastradas. Os alimentos bons para consumo também poderiam ser distribuídos à Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab). As doações, à Fundação de Ação Social (FAS). Os rejeitos orgânicos, às composteiras de hortas comunitárias. A exceção são os recicláveis, que iriam apenas para as cooperativas de catadores de Curitiba, e os rejeitos, que seguiriam para a coleta de lixo. Cada feira ou evento cultural, completa o substitutivo, poderia ter seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Mestre Pop (PSC) é autor do projeto inicial (005.00148.2017) e do primeiro substitutivo (031.00036.2017). A nova redação, por sua vez, é da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos da CMC. Ela é resultado do parecer do colegiado à matéria, que apontou a oportunidade “aprimorar e ampliar” o texto, adequando-o a princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei federal 12.305/2010) e do Plano Diretor de Curitiba (lei municipal 14.771/2015).

A ideia é que a instalação e a manutenção das tendas sejam feitas pelas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com as feiras e eventos culturais, isentando o poder público da responsabilidade. Se o texto for aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, a lei entrará em vigor 90 dias após a publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Com os pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Economia, Finanças e Fiscalização e de Meio Ambiente, o projeto e seus respectivos substitutivos já podem ser incluídos na ordem do dia.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais).


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.