back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 16 de novembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/09/2018 - 15:00:40

Pastor pede apoio para ampliar
atendimento a usuários de drogas

  • Pastor Paschoal Piragine apresentou na Câmara de Curitiba projeto Cristolândia, de apoio a usuários de drogas. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Diversos vereadores manifestaram apoio ao trabalho desenvolvido pela Igreja Batista. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O presidente da Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB), pastor Paschoal Piragine Júnior, pediu apoio do Legislativo a fim de conseguir um espaço para utilizar no atendimento de usuários de drogas em situação de rua. A demanda foi apresentada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quarta-feira (5), durante a Tribuna Livre, quando o religioso apresentou o projeto Cristolândia, que trabalha na recuperação de dependentes químicos surgido na cidade de São Paulo, em referência à região da Cracolândia, local com grande concentração de usuários de crack naquela cidade.

“[O espaço] servirá para o banho dessas pessoas, lavagem de roupas, corte de cabelo, alimentação”, descreveu Piragine, citando o trabalho da igreja com a prevenção, recuperação e assistência dos dependentes químicos. O pastor sugeriu algum espaço próximo ao Mercado Municipal, região com número elevado de usuários de drogas.

O trabalho da Cristolândia inclui a busca ativa dessas pessoas nas ruas, com o intuito de estabelecer vínculos. Aos beneficiados são oferecidos alimentos, roupas, guarda de pertences, obtenção de documentos e suporte interdisciplinar. O projeto conta atualmente com 110 voluntários, além do apoio de psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutrição e fonoaudiologia.

Em Mandirituba, Paschoal Piragine conta que há uma chácara usada para auxiliar no atendimento dos beneficiados com um espaço construído por voluntários. Até agora, já foram investidos R$ 330 mil, de março até setembro, vindos de doações. Com o apoio do Senai e da Fiep, o projeto oferece cursos de formação em panificação e em oficina mecânica, sendo que outros cursos devem ser oferecidos em breve. Ao todo, são de 6 a 9 meses de formação. Após 9 meses, quem precisa de auxílio segue para uma república, moradia para acompanhamento psicossocial e encaminhamento para outros serviços. Para isso, Piragine também espera apoio do Executivo, para cessão de um espaço voltado para as pessoas que não têm casa para retornar.

Diversos vereadores manifestaram apoio à Paschoal Piragine, que foi convidado por Noemia Rocha (MDB), mas que teve o requerimento (076.00028.2018) para realização da Tribuna Livre assinado por Helio Wirbiski (PPS). “[Uma das] maiores demandas que temos no município de  Curitiba, está se aumentando o número de pessoas em situação de rua. Agora vemos famílias nas ruas, isso nos preocupa enquanto poder público”, disse a vereadora. Já Dr. Wolmir Aguiar (PSC) sugeriu uma audiência pública para tratar do assunto dos desabrigados e em situação de risco. Professor Euler (PSD), Tito Zeglin (PDT), Osias Moraes (PRB), Chicarelli (DC) e Thiago Ferro (PSDB) também comentaram a iniciativa da Cristolândia.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais). Você pode ver os discursos dos vereadores na íntegra em nossas redes sociais (YouTube e Facebook).


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.