back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de setembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 05/09/2018 - 12:59:03

Notas da sessão plenária
de 5 de setembro

  • Rodrigo Meira, Serginho do Posto e Rogério Souza, durante visita à Presidência.
  • Indicação à Prefeitura de Curitiba sugere informações educativas a pedestres e ciclistas no verso das placas de trânsito, com adesivos ou justaposição. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Nota do Ideb
Na condição de presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, Professor Euler (PSD) fez considerações no pequeno expediente desta quarta-feira (5) sobre a nota alcançada por Curitiba na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A nota de Curitiba avançou de 6,3 para 6,4, o que para o vereador foi um grande avanço. “Cada décimo representa muito esforço”, disse, ao destacar que a atual gestão tem méritos, mas para que é necessário exaltar a figura dos professores. Ele lembrou que o Ideb do estado do Paraná baixou, o que para ele é “natural em consequência dos desvios”.

Hospital
A situação financeira do hospital Waldemar Monastier foi comentada por Maria Leticia Fagundes (PV). Ela explicou que o hospital, fundado em 2009, atende exclusivamente pelo SUS. “Recebemos uma denúncia de que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) parou de funcionar e que apenas 50% da UTI neo natal continua funcionando. Também há relatos de diminuição de atendimento nas enfermarias cirúrgica e clínica”. De acordo com a vereadora, o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar) aponta que os médicos que trabalham no hospital estão sem receber. “Eu não vou responsabilizar um, mas todos. É inacreditável que um hospital que custou 30 milhões não tenha sido bem cuidado”, finalizou.

Setembro Amarelo
Ezequias Barros (PRP) ocupou a tribuna para falar sobre o Setembro Amarelo. “Realizado desde de 2014, o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização a respeito do problema do suicídio com o objetivo de alertar a população sobre essa realidade”, ressaltou o vereador, para quem o suicídio é um problema de saúde pública. Conforme Barros, um suicídio ocorre a cada 40 segundos no mundo e a cada 45 minutos no Brasil. Somente em 2016, foram 10.575 casos. Ezequias lembrou que teve um irmão que se suicidou aos 20 anos no Dia das Mães. “Só quem já perdeu alguém sabe a dor.”

Curso
“Hoje, às 19 horas, no Teatro Guaíra, teremos um encontro promovido pela Agência Curitiba de Inovação, que lança o curso virtual/presencial do programa Bom Negócio”, anunciou Pier Petruzziello (PTB). Segundo o vereador, o programa foi desenvolvido para ajudar as pessoas a superar dificuldades enfrentadas no dia a dia de suas empresas e startups. Para ele o programa é uma “agradável jornada de capacitação empreendedora”, que durará de setembro a dezembro.

Atletiba
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), recebeu na tarde desta quarta-feira (05) os ex-jogadores de futebol Rodrigo Meira, que vestiu a camisa do Coritiba, e Rogério Souza, campeão brasileiro de 2001 pelo Atlético-PR. (Foto)

Educação no trânsito I
O plenário acatou, na segunda parte da ordem do dia desta quarta-feira (5), sugestão de ato administrativo ou de gestão voltada à educação no trânsito (203.00130.2018). Segundo a indicação à Prefeitura de Curitiba, o verso das placas de sinalização poderia trazer informações direcionadas à segurança de ciclistas e pedestres. Os pontos prioritários para a campanha seriam as ciclofaixas, canaletas de ônibus, proximidades de escolas, região central e cruzamentos perigosos, conforme o número de acidentes registrados. (Foto)

Educação no trânsito II

O autor, vereador Chicarelli (DC), argumenta que a medida não oneraria o Executivo com a implantação de novo mobiliário, pois o conteúdo educativo poderia ser colocado em adesivos ou em placas justapostas. Ele também alertou às mortes no trânsito de Curitiba – nessa terça-feira (4), o plenário lamentou o falecimento do ciclista Lucas da Conceição, de 20 anos. “[A campanha] envolveria uma parceria bem grande que teremos que ter com o Executivo, tentando convencê-los. Com a Secretaria [Municipal] de Trânsito e também [com a pasta de] Urbanismo”, apontou.

Informações I
Cinco requerimentos de pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba foram lidos em plenário. Um deles, de Mestre Pop (PSC), solicita informações sobre o projeto de construção de terminal de ônibus do Tatuquara (062.00432.2018). Outro, também deste parlamentar, pede dados sobre a área que abrange a indicação fiscal nº 87.049.030 que pertence à Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba). Ele quer saber se há algum projeto para a implantação de equipamentos de esporte e lazer no local (062.00433.2018). A redução dos recursos originalmente destinados ao desenvolvimento e execução de ações de prevenção ao uso de drogas é questionada em outra proposição, por diversos vereadores (062.00437.2018).

Requerimentos II
Também será encaminhado ao Executivo pedido de informações do vereador Goura (PDT) sobre as medidas compensatórias e mitigadoras do empreendimento da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), localizado entre a rua Paula Gomes e a avenida Inácio Lustosa (062.00436.2018). E Noemia Rocha (MDB) questiona a regulamentação do transporte particular individual via chamamento por aplicativos, promovida pelo decreto municipal 1.302/2017. A parlamentar pergunta, por exemplo, quantas Administradoras de Tecnologia em Transporte Compartilhado (ATTC) e quantos veículos foram cadastrados junto ao órgão competente do município
(062.00439.2018).

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a divulgação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 7 de outubro. Não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo – e ainda que nestas eleições só metade dos parlamentares sejam candidatos, as restrições serão aplicadas linearmente a todos os mandatos (leia mais). Você pode ver os discursos dos vereadores na íntegra em nossas redes sociais (YouTube e Facebook).


Texto:   Fernanda Foggiato e João Cândido Martins
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.