back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de agosto de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 10/08/2018 - 13:36:13

Confirmada para terça-feira vinda
do presidente da Urbs ao Legislativo

  • Confirmada para terça-feira a vinda do presidente da Urbs ao Legislativo, Ogeny Pedro Maia Neto. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)
Não haverá votação de projetos de lei nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), para que os vereadores ouçam a explicação do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, sobre o reajuste da tarifa técnica do transporte coletivo. Elevada de R$ 4,24 para R$ 4,71, o aumento da tarifa repercutiu entre os parlamentares após a notícia ser dada pela imprensa local. Desde junho os parlamentares aguardavam que Maia Neto viesse tratar do assunto no Legislativo e, semana passada, uma convocação chegou a ser discutida em plenário.

O requerimento para a convocação foi derrubado por 19 votos contrários, 8 favoráveis e 1 abstenção (063.00002.2018) depois que o líder da maioria, Pier Petruzziello (PTB), prometeu que o presidente da Urbs viria à Câmara Municipal. “Eu liguei para ele [presidente da Urbs] ontem à noite. Não temos nada a esconder, não podemos ter nada a esconder”, disse Petruzziello. “A convocação é diferente do convite porque se dá quase que fosse um regime de urgência, quando a pessoa não aceita o convite. Quero pedir desculpas porque eu não o convidei, eu como líder pequei. Veio o recesso, estávamos com questões partidárias”, acrescentou.

A situação motivou um longo debate entre a base de apoio ao Executivo, os independentes e a oposição. Discutiu-se muito a diferença entre convidar ou convocar uma autoridade municipal, já que no último caso, segundo o artigo 216 do Regimento Interno, seria chamada uma sessão extraordinária somente para esse fim. Na prática, é algo semelhante ao que ocorrerá na terça, pois os espaços da ordem do dia, do grande expediente e das explicações pessoais foram reservados para a exposição de Maia Neto e posteriores interrogações dos parlamentares. Apenas o pequeno expediente foi mantido, no qual até cinco vereadores podem usar a tribuna para abordar temas à escolha deles.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.