back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 15 de outubro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 08/08/2018 - 10:48:45

Suplente da Democracia Cristã,
Chicarelli é empossado vereador

  • “Os frutos que hoje colho são resultado do que pratiquei no passado”, disse Chicarelli na cerimônia de posse. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Chicarelli assina o termo de posse como vereador na Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Colocando-se como membro da base de apoio ao prefeito Rafael Greca, José Carlos Chicarelli foi empossado vereador de Curitiba nesta quarta-feira (8). Ele é o segundo suplente da Democracia Cristã (DC, nova denominação adotada em maio pelo antigo Partido Social Democrata Cristão, o PSDC) e assume uma cadeira na Câmara Municipal após o afastamento de Cacá Pereira. Titular da vaga, Pereira assumiu o cargo de superintendente de projetos da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) no dia 1º de agosto. O primeiro suplente, delegado federal Algacir Mikalovski, foi convocado para o cargo, mas abdicou da vaga “por razões de foro pessoal e profissional” (leia mais).

“O que está acontecendo comigo hoje talvez eu não acreditaria, talvez seja uma coisa impossível aos olhos do homem, mas nós que conhecemos as Escrituras sabemos que para Deus nada é impossível”, disse Chicarelli, após prestar o juramento exigido para posse no cargo de vereador, no qual promete cumprir as leis e promover o bem do povo. “Estou muito feliz em colaborar com o prefeito Rafael Greca e com o vice Eduardo Pimentel”, completou. Antes dele, a outra parlamentar da sigla, Fabiane Rosa, que é a líder do DC no Legislativo, tinha pedido a Chicarelli um “trabalho alinhado”, “sendo apoio do prefeito”.

Chicarelli retorna à Câmara Municipal, pois foi vereador na legislatura passada, de 2013 a 2016, quando se notabilizou como membro da bancada de oposição ao ex-prefeito Gustavo Fruet. À época, apresentou 150 projetos, individual ou coletivamente, dos quais 18 viraram lei em Curitiba. É o caso, por exemplo, da criação da Semana da Saúde Bucal (005.00034.2016) e da Cidadania Honorária ao desembargador cego da Justiça do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca (006.00010.2013).

“Os frutos que hoje colho são resultado do que pratiquei no passado”, disse Chicarelli, que agradeceu à família, aos colegas de Legislativo e ao vereador cujo afastamento permitiu a ele retornar à Câmara Municipal. “Em 2009, tive a honra de convidá-lo [Cacá Pereira] para o partido – um jovem motoboy, uma pessoa humilde e amiga. Ele me confidenciou que tinha esse agradecimento comigo, por eu ter insistido com ele [para entrar no então PSDC]”, lembrou o agora empossado vereador.

Suplência
A Lei Orgânica do Município, no artigo 23, prevê que, com a posse na Cohapar, Cacá Pereira não perde o mandato na Câmara Municipal de Curitiba, pois ali está prevista como exceção a investidura em cargo de superintendente de entidade da administração pública indireta do Estado – no caso, a Cohapar. Enquanto ele estiver em outro cargo, o suplente ocupa a cadeira na CMC. A mudança não possibilita a abertura de novos postos comissionados para auxiliar o suplente, que terá à disposição a mesma estrutura parlamentar já disponível – podendo nomeá-los livremente. A substituição, portanto, não implica em despesa adicional.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Filipi Oliveira
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.