back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de agosto de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 06/08/2018 - 09:03:04

Novo Zoneamento: com mais de 100
inscritos, curso supera expectativa

  • Com mais de 100 inscrições, curso da CMC com a UFPR superou expectativa. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A demanda para o curso sobre zoneamento e uso do solo que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizará em agosto, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com o Lincoln Institute of Land Policy, superou as expectativas. O prazo para inscrições terminou na sexta-feira (3), com 103 pessoas interessadas em participar da atividade, que faz parte do cronograma de debate da nova Lei de Zoneamento (005.00105.2018).

Agora as candidaturas às vagas serão analisadas pelo Laboratório de Habitação e Urbanismo da UFPR e pela Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação da CMC. Metade das vagas são destinadas aos mandatos e entidades da sociedade civil diretamente ligadas ao debate sobre a Lei de Zoneamento. As outras 50 vagas serão reservadas para a comunidade, respeitando a ordem de inscrição e a pluralidade de representação. A proposta de nova Lei de Zoneamento foi entregue pela prefeitura para análise dos vereadores nesta semana, na retomada das sessões plenárias (leia mais).

O curso começa na próxima quinta-feira (9), às 14 horas, no auditório do Legislativo, localizado no 4º andar do Anexo II. A capacitação será coordenada pela Comissão de Urbanismo e pelas arquitetas Gislene Pereira e Letícia Nerone Gadens, vinculadas ao laboratório da UFPR. Ambas são doutoras, respectivamente em Meio Ambiente e em Gestão Urbana, e pesquisam a política de uso do solo. O colegiado é presidido por Helio Wirbiski (PPS) e composto por Mauro Bobato (Pode), vice, Bruno Pessuti (PSD), Goura (PDT) e Maria Manfron (PP).

A jurista Sonia Rabello virá do Rio de Janeiro para dar as palestras iniciais. Doutora, ela tem formação em Direito e Ciência Política e é colaboradora do Lincoln Institute. Rabello abre o curso, no dia 9, ministrando módulos sobre direito de propriedade e de construção e sobre leis urbanísticas e controle territorial.

Depois, em 16 de agosto, Gislene Pereira aborda outras questões de zoneamento, preparando um módulo com a procuradora Cíntia Fernandes, da Prefeitura de Curitiba, que apresentará aspectos sobre a cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Pereira retoma, na sequência, para debater a “contribuição de melhoria” – que é o outro instrumento tributário, além do IPTU, de política de uso do solo. No encerramento do curso, dia 17, Leticia Gadens será a facilitadora de uma dinâmica a partir do jogo Giros, uma plataforma educacional que ajuda a pensar a questão urbana.

O que é a Lei de Zoneamento?
A Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo é o instrumento legal que organiza a ocupação do território, define tamanhos mínimos e máximos de lotes, regula e estabelece limites para o uso do solo e para o tamanho, a forma, a altura e o recuo das edificações. Baseia-se no princípio de que a ocupação e os usos devem ser induzidos e disciplinados para evitar que aconteçam de forma desorganizada. Desta maneira, a lei busca garantir a qualidade da ocupação urbana. A revisão dela é etapa seguinte à modernização do Plano Diretor, que ocorre de dez em dez anos.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.