back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de agosto de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 03/08/2018 - 16:03:53

Audiência pública debate "Segurança
pública e o direito à cidade"

  • Assassinato de estudante da Casa do Estudante Universitário (na foto), em maio passado, motivou a audiência pública. (Foto: Divulgação/Luiz Costa/SMCS/Arquivo)
  • A audiência pública quer discutir temas abrangentes, como a segurança no entorno da Casa do Estudante, na região central, no transporte coletivo e a iluminação pública. (Foto: Chico Camargo/CMC)
O assassinato do estudante Jorge Faria, do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), morto no final de maio no bairro São Francisco, motivou a audiência pública que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) fará nesta segunda-feira (6), a partir das 14 horas. A pedido de moradores da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) - onde o jovem também residia -, vereadores, universitários e a população discutirão o tema “Segurança pública e o direito à cidade”. Promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo, a atividade será no auditório do Anexo II (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).

A discussão foi sugerida por Marcos Vieira (PDT), integrante do colegiado, durante reunião realizada no final de junho. Além da segurança no entorno da Casa do Estudante Universitário e no Centro Histórico da cidade, a audiência pública pretende ampliar o debate. Também devem ser abordados temas como a segurança nas imediações das instituições de ensino e no transporte coletivo; a iluminação pública; e a promoção de rondas ostensivas.

Foram convidados para o evento o presidente da CEU, Cleverton Quadros, e representantes de outras entidades em que residem estudantes, como a Casa do Estudante Luterano Universitário (CELU), a Casa da Estudante Universitária de Curitiba (CEUC), a Casa do Estudante Nipo-brasileira de Curitiba e o Lar da Acadêmica de Curitiba (LAC).

Também foram chamados os secretários municipais da Defesa Social e do Governo, Guilherme Rangel e Luiz Fernando Jamur; o secretário estadual de Segurança Pública, Júlio César dos Reis; e a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha. Fecham a relação reitores de instituições de ensino superior; a Associação de Moradores, Proprietários, Comerciantes e Amigos da Praça Santos Andrade e Passeio Público (AMASS); os conselhos estadual e municipal da Juventude; e a União Paranaense dos Estudantes e dos Estudantes Secundaristas (UPE e UPEs, respectivamente).

Presidida pelo vereador Professor Euler (PSD), a Comissão de Educação, Cultura e Turismo da CMC também reúne Geovane Fernnades (PTB), vice-presidente, Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Marcos Vieira e Maria Manfron (PP).


Texto:   Fernanda Foggiato
Revisão:   Marcio Alves da Silva
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.