back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 17 de julho de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 28/06/2018 - 22:35:53

Câmara homenageia personalidades
em defesa do meio ambiente

  • Foram concedidos 29 prêmios Ecologia e Ambientalismo no plenário do Palácio Rio Branco. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, a Câmara homenageou personalidades, empresas e entidades que se destacaram por realizar ações em favor do meio ambiente nos anos de 2017 e 2018. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • O presidente Serginho do Posto (PSDB) saudou os presentes e destacou que a Casa tem trabalhado pela economia e transparência. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Bruno Pessuti (PSD), saudou os homenageados e disse que a “Câmara tem sido muito ativa na questão do meio ambiente.” (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Nós temos no nosso coração, na nossa alma, algo que nos mobiliza, que nos move por amor à natureza”, disse Terezinha Vareschi, em nome de todos os homenageados. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Curitiba homenageou personalidades, empresas e entidades que se destacaram por realizar ações em favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos da cidade nos anos de 2017 e 2018. Foram concedidos 29 prêmios Ecologia e Ambientalismo no plenário do Palácio Rio Branco.

Confira todas as fotos no flickr.

O presidente Serginho do Posto (PSDB) saudou os presentes e destacou que a Casa tem trabalhado pela economia e transparência. “Ampliamos a transparência nesta gestão. Hoje, em reunião solene [com o prefeito Rafael Greca na prefeitura], fizemos a devolução de R$ 20 milhões por conta da economia que esta Casa fez neste primeiro semestre, para que sejam aplicados em serviços para a população (saiba mais). Chegando numa soma total de R$ 61 milhões que devolvemos em um ano e seis meses de gestão. É um momento difícil pelo qual o país passa e temos que ter essa responsabilidade com o dinheiro público e sabermos aplicar melhor, então esse dinheiro terá o destino que é a população de Curitiba.”

O primeiro-secretário da Casa, Bruno Pessuti (PSD), saudou os homenageados e disse que a “Câmara tem sido muito ativa na questão do meio ambiente.” Segundo ele, “ao longo dos últimos anos tivemos diversos projetos focados no ambientalismo, como o que incentiva carros elétricos, a proibição de sacolas e canudos, que tanto poluem nosso meio ambiente, o incentivo a hortas urbanas, projetos que tratam da poluição dos rios, que são as artérias do tecido urbano”.

Terezinha Vareschi, representante da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave), falou em nome dos agraciados. “Ao contrário de muitas cidades do Brasil, nós ainda temos florestas. Florestas com araucária e biodiversidade, que nos prestam inúmeros serviços ecossistêmicos e dos quais muitas vezes sequer nos damos conta, até que as florestas comecem a escassear e até mesmo deixar de existir”.

Ela lembrou das consequências ocorridas em cidades que não preservaram suas matas, como “enchentes, deslizamentos de terra, poluição, falta de água e tantos outros, e lembrem-se que nossa Curitiba já começa a padecer desses males”. Contou que há 30 anos foi morar na zona rural de Curitiba e há dez anos resolveu “entrar de cabeça na área ambiental” e, com diversos colaboradores, ajudou a fundar a Apave. Em 2013, “numa dose de loucura”, com o apoio da família, transformou a maior parte de sua propriedade, de “um alqueire e meio, de altíssimo valor no mercado imobiliário, nosso único patrimônio, em uma unidade de conservação particular oficial, uma RPPN, Reserva Particular do Patrimônio Natural”.

Explicou que o proprietário cria uma RPPN por iniciativa própria e tem a mata preservada para sempre. Conforme relatou, na semana passada foi criada a 22ª e por isso Curitiba passou a ser a capital com o maior número destes espaços. “Uma pesquisa científica da UFPR de 2016 aponta que nossa cidade possui ainda 43,68% de cobertura vegetal, sento que 34,7% são áreas particulares e 8,98% são áreas públicas.”

Ela finalizou dizendo que recebe apoio de diversas pessoas e que tem contado muito com o apoio dos vereadores. “Nós temos no nosso coração, na nossa alma, algo que nos mobiliza, que nos move por amor à natureza. É importante que nós saibamos que os nossos estão em qualquer lugar e que nós podemos nos ajudar. Este ir além dos partidos, ir além do nosso ego, ir além do meu e irmos pro nosso.”

Confira aqui as listas com todos os homenageados de 2017 e 2018.

Também compareceram à solenidade os vereadores Professor Silberto (MDB), Fabiane Rosa (PSDC), Maria Manfron (PP), Katia Dittrich (SD), Tico Kuzma (Pros), Marcos Vieira (PDT), Oscalino do Povo (Pode), Professor Euler (PSD), Tito Zeglin (PDT), Zezinho Sabará (PDT), Maria Leticia Fagundes (PV), Felipe Braga Côrtes (PSD), Mauro Ignácio (PSB) e Julieta Reis (DEM). Esteve presente ainda o comandante do batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, major Manoel Jorge dos Santos Neto.


Texto:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.