back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de setembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 28/06/2018 - 12:26:44

Câmara empossa Parlamento
Universitário; Mesa Diretora é eleita

  • “É uma honra para nós, da Câmara Municipal de Curitiba, que a segunda edição do Parlamento Universitário seja realizada aqui”, agradeceu Serginho do Posto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • A presidente do PDU, Isabelle Demetrio, disse que hoje foi “um momento simbólico para os jovens [que participam do Parlamento Universitário]”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Queremos colocar em pauta [no Parlamento Universitário] projetos que desejamos para a nossa cidade, com idoneidade”, disse Ariane Tambosi. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Que os pilares do prédio histórico nos inspirem a sermos as colunas que sustentam uma nova Curitiba”, desejou Lucas Machado, presidente do Parlamento Universitário. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Começou hoje, dia 28 de junho, o Parlamento Universitário. A atividade é uma parceria do PDU, grupo de estudantes da UFPR, com a Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Foram eleitos para a Mesa Diretora Lucas Machado, presidente; Vinícius Carvalho, 1º vice-presidente; Amanda Leska, 2ª vice-presidente; Lucas Lamy, 1º secretário; Marina Stein, 2ª secretária; Alan Diego, 3º secretário; e Pietro Maués, 4º secretário. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Começou hoje, dia 28 de junho, o Parlamento Universitário. A atividade é uma parceria do PDU, grupo de estudantes da UFPR, com a Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)(Foto: Chico Camargo/CMC)
Começou nesta quinta-feira (28) o Parlamento Universitário, uma atividade dos estudantes de direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná) em parceria com a Câmara Municipal de Curitiba. De hoje até o dia 4 de julho, o Legislativo empresta sua estrutura ao projeto, capitaneado pelo PDU (Partido Democrático Universitário, um coletivo de estudantes da UFPR, criado na década de 1950), que já desenvolveu experiência semelhante com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Depois de lançado um edital, estudantes universitários puderam se “candidatar” a uma das 38 vagas do Parlamento Universitário. Foram 52 interessados, que se submeteram a uma prova para selecionar quem participaria da simulação de mandato parlamentar. Hoje, em sessão conduzida pelo presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), os vereadores-universitários foram empossados e já elegeram a Mesa Diretora do Parlamento Universitário.

“É uma honra para nós, da Câmara Municipal de Curitiba, que a segunda edição do Parlamento Universitário seja realizada aqui”, agradeceu Serginho do Posto. “Que sejam dias intensos, que vocês usufruam do espaço que o Legislativo disponibiliza para o exercício da prática parlamentar. A discussão sobre a cidade precisa ser ampla, de forma a chegar no cidadão. Ou os serviços são prestados [à população] em boa condição, ou não. E essa discussão [sobre a qualidade do que é ofertado aos curitibanos] é frequente no Legislativo”, aconselhou.

A presidente do PDU, Isabelle Demetrio, disse que hoje foi “um momento simbólico para os jovens [que participam do Parlamento Universitário], pois marcará a vida de todos por se tratar de uma experiência de ensino, pesquisa e formação política”. “É a primeira vez que realizamos a atividade numa Câmara Municipal, e imaginamos que terá a mesma repercussão positiva que teve quando foi realizada na Alep. Precisamos oxigenar a democracia, para que cada vez mais gente perceba essa Casa aqui como sendo sua”, justificou a acadêmica de direito.

“Eu sei que a gente estuda muita coisa sobre o Legislativo nas disciplinas da universidade”, comentou Ariane Caroline Tambosi, falando em nome dos vereadores-universitários, “então o que vivemos aqui é uma oportunidade única”. “Queremos colocar em pauta [no Parlamento Universitário] projetos que desejamos para a nossa cidade, com idoneidade”, disse. Dos 38 vereadores-universitários, 29 são acadêmicos da UFPR, 5 da Unicuritiba, 2 da PUC-PR, 1 da Faculdades Campo Real (Guarapuava) e 1 da Universidade Positivo.

Eleição da Mesa
Depois de empossados, os vereadores-universitários continuaram em plenário para a eleição da Mesa Diretora que coordenará o Parlamento Universitário durante os dias da atividade extracurricular. Optou-se por manter a distribuição partidária oriunda das últimas eleições, de forma que as siglas em plenário são as mesmas, em número, do cotidiano normal da Câmara Municipal – nesta legislatura, dos 35 partidos registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 19 estão representados no Legislativo.

Em vez de o mais votado presidir a sessão, como recomenda o Regimento Interno, uma vez que os participantes foram escolhidos mediante prova, quem comandou a sessão para escolha da Mesa Diretora durante a simulação foi quem tirou a maior nota na seleção. A função ficou a cargo de Maria Lúcia Barreiros, como presidente, e Fernanda Izídio, como primeira-secretária, ambas da UFPR.

Os vereadores-universitários concordaram em apresentar uma chapa única, que foi ratificada pelo plenário. Foram eleitos Lucas Machado (PSDB), presidente; Vinícius Carvalho (PP), 1º vice-presidente; Amanda Leska (PSDB), 2ª vice-presidente; Lucas Lamy (MDB), 1º secretário; Marina Stein (PSD), 2ª secretária; Alan Diego (PSB), 3º secretário; e Pietro Maués (PPS), 4º secretário.

“É uma grande responsabilidade representar toda a população de Curitiba”, disse Lucas Machado, no seu primeiro pronunciamento como presidente do Parlamento Universitário. “Diante de toda a pluralidade que temos [representada] aqui, temos também algo comum. Representamos o povo, que não é homogêneo. Mas como representá-lo, então, nessa essência que é a pluralidade? Se o nosso consenso é o povo, mas o povo não é consenso? Com diálogo”, afirmou. “Que os pilares do prédio histórico nos inspirem a sermos as colunas que sustentam uma nova Curitiba”, desejou o presidente, antes de encerrar a sessão.

Além de Serginho do Posto e de Bruno Pessuti (PSD), que secretariou a posse dos vereadores-universitários, participaram da posse do Parlamento Universitário Mauro Ignácio (PSB), Tico Kuzma (Pros), Toninho da Farmácia (PDT), Julieta Reis (DEM), Thiago Ferro (PSDB), Professor Euler (PSD), Osias Moraes (PRB) e Oscalino do Povo (Pode). Também estiveram na Câmara Henrique Palermo do Vale, organizador do projeto; Nilton Cordoni Júnior, diretor-geral     da Câmara de Curitiba; Guilherme Lucchesi, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB); Dilliard Alessi, diretor da Escola do Legislativo da Alep; Roberta Picussa, coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo da Alep; Wellington Silveira Filho, membro do Conselho Estadual de Juventude.


Texto:   José Lazaro Jr.
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.