back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de setembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/06/2018 - 12:18:16

Vereadores pedem providências
sobre salários atrasados na Cohab

  • Ezequias Barros pediu atenção do prefeito à situação dos trabalhadores da Cohab que entraram em greve nesta segunda-feira, devido aos atrasos no pagamento dos salários. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • A necessidade dos cargos em comissão na estrutura funcional da Cohab foi questionada por Professora Josete. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Noemia Rocha disse estar preocupada com a situação da empresa. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Para Felipe Braga Côrtes, independente da “posição política”, quem já trabalhou na empresa a defende “com unhas e dentes”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Vereadores de Curitiba mostraram preocupação com o atraso nos salários dos servidores da Cohab, que deflagraram greve nesta segunda-feira. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A situação dos servidores da Cohab de Curitiba, que entraram em greve nesta segunda-feira (11) para cobrarem salários atrasados, foi comentada durante a sessão plenária da Câmara Municipal. O primeiro orador, Ezequias Barros (PRP), que já ocupou cargo na diretoria na estatal, pediu atenção de Rafael Greca à situação dos trabalhadores da empresa “que sempre contribuiu com a cidade”. Ele considerou que a situação não é culpa do atual prefeito, “mas de gestões anteriores que tornaram a Cohab um penduricalho de cargos”, disse. Barros sugeriu que a prefeitura lance um “programa de gestão” para a estatal, dando como exemplo a Urbs.

Professora Josete (PT) afirmou que, desde o início da atual gestão municipal, “apenas em dois meses a Cohab pagou no prazo legal o salários dos seus funcionários”. A vereadora definiu a situação como “grave” e citou que existem 50 cargos em comissão na entidade, o que representa cerca de 20% do quadro funcional, percentual considerado “altíssimo” por ela. “Qual a real necessidade desse número de cargos em comissão para que o trabalho da Cohab seja feito?”, questionou.

Na mesma linha, a líder da oposição na Casa, Noemia Rocha (MDB), disse ter uma preocupação “muito grande” em relação aos postos comissionados na Cohab. Ela disse que recebeu denúncia “anônima”, feita por servidores de carreira da empresa, de que diversos comissionados não iam trabalhar e que alguns foram “flagrados nas [administrações] regionais distribuindo cartõezinhos de vereadores”, mas não citou nenhum parlamentar.

Noemia mencionou ainda requerimento de pedidos de informações oficiais encaminhado ao Executivo, protocolado por Goura (PDT) e assinado por diversos vereadores, questionando o motivo dos atrasos nos salários, o saldo de dívidas da entidade e a relação de cargos em comissão (062.00307.2018). “Queremos saber quem está indicando esses cargos e quais as medidas que a entidade está tomando sobre isso”, pontuou a vereadora.  

Para Felipe Braga Côrtes (PSD), independente da “posição política”, quem já trabalhou na empresa, assim como ele, a defende “com unhas e dentes”. O parlamentar lamentou a situação da estatal, citada por ele como uma das “melhores” do Brasil. “[A Cohab] precisa de uma gestão nova e um novo planejamento”, considerou. Ele disse que espera as respostas do Executivo sobre o assunto. O líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB), não se manifestou sobre o assunto.


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.