back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de setembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 07/06/2018 - 21:20:38

Professor Wilson Picler é mais
novo cidadão honorário de Curitiba

  • Tito Zeglin entregou a Cidadania Honorária de Curitiba ao professor e empresário Wilson Picler, natural da cidade de Guaíra (PR). (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Tito Zeglin: “A grandeza não está em receber honras, e sim em merecê-las. No exercício de sua função, ele presta relevantes funções à cidade”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Wilson Picler agradeceu a homenagem. “Ainda podemos transformar este país pela educação, se nós recuperarmos a educação básica.” (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Presidida pelo vereador Toninho da Farmácia, a sessão solene reuniu diversas autoridades. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Convidados lotaram a solenidade. Músicos acompanharam a entrega do título. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Em sessão solene na noite desta quinta-feira (7), a Câmara de Vereadores entregou a Cidadania Honorária de Curitiba ao professor e empresário Wilson Picler, sócio-fundador do Grupo Uninter e ex-deputado federal. O título foi concedido por meio da lei municipal 14.338/2013, de iniciativa de Tito Zeglin (PDT). Presidido por Toninho da Farmácia (PDT), segundo vice-presidente do Legislativo, o evento foi prestigiado por diversas autoridades.

Natural de Guaíra (PR), Picler passou a infância e parte da adolescência em Maringá (PR). Ele se mudou para Curitiba para fazer o curso de Técnico em Eletrônica do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica Federal do Paraná (Cefet-PR), atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), fundou sua primeira empresa no campo da educação em 1996.

Tito Zeglin saudou o homenageado: “Já dizia Aristóteles, a grandeza não está em receber honras, e sim em merecê-las. No exercício de sua função, ele presta relevantes funções à cidade de Curitiba”. Segundo o vereador, Picler costuma afirmar que “a educação não é a preparação para a vida, e sim a própria vida acontecendo em tempo real”.

“Wilson Picler tem origem humilde. É filho de Gabriel José Picler, mecânico de automóveis, e Margareth Pereira Picler, costureira. Uma de suas características que marcam em sua personalidade arrojada é a grande capacidade criativa, empreendedora e de assumir altos riscos, aliadas a uma postura espiritualista e humanitária”, continuou Zeglin. “Me sinto muito feliz em ter apresentado o nome de Wilson Picler, [proposto] este título a um homem que está fazendo história, que vai continuar escrevendo esta história maravilhosa.”

Agradecimento
Já como cidadão honorário, Picler agradeceu o título. Ele falou da família, da vinda à capital, da formação profissional e da criação da Uninter. “Ainda podemos transformar este país pela educação, se nós recuperarmos a educação básica. É nesta idade que tem que puxar o raciocínio. O que acontece quando você submete uma criança, um adolescente, a uma educação de qualidade? Você o prepara para a universidade, para o que vem depois”, avaliou.

“Não é o Picler que é diferente, é a escola que o Wilson Picler estudou que fez a diferença [Cefet-PR], na cidade de Curitiba. E onde estão as melhores escolas do Brasil? Na cidade de Curitiba”, acrescentou. Sobre a política brasileira, ele opinou que “neste modelo de Venezuela não acreditamos mais. Vamos buscar outro modelo. Temos 14 milhões de desempregados. O modelo está errado”.

Acompanharam a entrega da honraria os vereadores Katia Dittrich (SD) e Professor Silberto (MDB), o deputado federal Fernando Francischini (PSL-PR), o deputado estadual Ney Leprevost (PSD) e os ex-vereadores Jorge Bernardi (Rede) e Pedro Paulo (PDT), dentre outras autoridades. Compuseram a mesa da solenidade, além de Zeglin, Toninho, Picler e Francischini: Santin Roveda, prefeito de União da Vitória (PR); o tenente coronel Wanderley Rothenburg, representando o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), coronel Antônio Zanatta Neto; e João Krainski Neto, do Grande Oriente do Paraná.

Mais fotos do evento no Flickr da Câmara de Curitiba.


Texto:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.