back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 26 de setembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 15/05/2018 - 14:35:38

Notas da sessão plenária
de 15 de maio - 2ª edição

  • Ronaldo Duschenes e Milton Zanellato Gonçalves entregaram o ofício ao presidente da Câmara, Serginho do Posto. (Foto: Filipi Oliveira/CMC)
Arquitetura da cidade
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), recebeu, logo após a sessão plenária, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Ronaldo Duschenes, o assessor de comunicação da entidade, Antonio Carlos Domingues, e o arquiteto Milton Zanellato Gonçalves. Eles sugerem um termo de cooperação técnica para que o CAU possa auxiliar e dar pareceres a respeito de projetos de lei que tramitam no Legislativo e tratem dos temas relacionados à entidade, como por exemplo, a revisão da Lei de Zoneamento. (Com foto)

Rua São Francisco I
O plenário acatou uma indicação de sugestão de ato administrativo ou de gestão em que o autor, Goura (PDT), propõe o reparo das calçadas da rua São Francisco (203.00060.2018). Segundo o parlamentar, o local passou por uma revitalização, há alguns anos, e se tornou um ponto bastante frequentado na noite curitibana, mas a falta de manutenção levou ao “estado deplorável das calçadas”, que estaria prejudicando o comércio e o trânsito de pedestres.

Rua São Francisco II
Goura apontou que um dos problemas é o estacionamento de veículos sobre o passeio, e que o trecho mais danificado fica entre as ruas Riachuelo e Barão do Serro Azul. “É a continuação natural do Largo da Ordem. A rua São Francisco precisa da atenção da prefeitura, começando pela recuperação das calçadas”, defendeu o vereador.

Praça do Gaúcho
No plenário, Cristiano Santos (PV) enalteceu o trabalho da Guarda Municipal, comandada pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, “delegado que deixou sua marca em muitas delegacias do Paraná”. O vereador pediu um reforço na segurança da Praça do Gaúcho, ao lado do cemitério municipal. “Comerciantes reclamaram, floristas que lidam com famílias enlutadas”. Para ele, muitos jovens procuram a praça para ter um momento saudável, mas entre eles há os mal intencionados. “Há traficantes e ladrões”.

Projeto adiado
A pedido do autor, Oscalino do Povo (Pode), o plenário adiou por uma sessão a votação em primeiro turno do projeto que concede o título de Vulto Emérito ao economista James Milton Kerne (007.00004.2017). Como nesta quarta-feira (16) a ordem do dia será dedicada à audiência pública de prestação de contas das finanças da Prefeitura de Curitiba e da Câmara Municipal, a proposição retorna à pauta na próxima segunda-feira (21).

Limpeza
Cacá Pereira (PSDC) protocolou pedido de informações oficiais ao Município questionando quantas equipes de roçada existem em Curitiba e quantas estão disponíveis para cada regional (062.00247.2018). O vereador também pergunta quem é responsável por recolher os entulhos e podas de árvore. Segundo o parlamentar, o pedido se deve a questionamentos da população que reclamada da demora para a realização desses serviços.

Serviços públicos
As políticas e serviços públicos voltados para o atendimento das comunidades Nova Primavera e Tiradentes, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foram questionados por Goura (PDT) ao Executivo (062.00248.2018). Segundo o parlamentar, a localidade possui cerca de mil famílias que demandam pelos serviços. “São trabalhadores, homens, mulheres e crianças. Enfim, são pessoas que são ativas economicamente e contribuem para a nossa cidade”, justifica.

Substitutivo geral
Por orientação da Procuradoria Jurídica do Legislativo, Rogério Campos (PSC) corrigiu, com um substitutivo geral (031.00031.2018), projeto que declara de utilidade pública a Associação de Moradores da Vila Agrícola (014.00006.2018). O nome da entidade na proposição diferia dos documentos apresentados. O mesmo vereador alterou de novo (031.00034.2018), também para ajustes de redação, o projeto (005.00062.2018) que obriga a execução do hino nas escolas municipais.

Visita ao Legislativo
Estiveram na Câmara Municipal de Curitiba, nesta terça-feira (15), o vereador de Pinhais, Carlos Borges da Rosa (PT), a convite de Sabino Picolo (DEM), e o pastor Hermes Pereira, da Igreja Videira, por ação de Ezequias Barros (PRP).


Texto:   Fernanda Foggiato, Filipi Oliveira, José Lazaro Jr., Claudia Krüger e João Cândido Martins
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.