back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 24 de maio de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 14/05/2018 - 14:13:52

Notas da sessão plenária
de 14 de maio - 2ª edição

Sugestões ao Executivo I
O plenário acatou duas indicações de ato administrativo ou de gestão propostas por Geovane Fernandes (PTB). Em umas das proposições, o vereador sugere estudos para a criação de uma linha de escape para veículos na rua Francisco Derosso, próximo ao número 715, o que viabilizaria o fluxo de veículos em ambos os sentidos (203.00061.2018). Na outra, ele defende estudos para a implantação de uma linha especial de ônibus entre os terminais Hauer e Sítio Cercado (203.00062.2018).

Sugestões ao Executivo II
De Professor Euler (PSD), o plenário aprovou uma indicação para que a prefeitura estude a minimização dos congestionamentos “crônicos” nas proximidades do Parque Barigui, nos horários de pico, na rotatória da avenida Cândido Hartmann com a alameda Ecológica Burle Marx (203.00063.2018).

Veículos abandonados

Em pedido de informações oficiais ao Executivo, Goura (PDT) pergunta à Prefeitura de Curitiba quantos veículos abandonados foram removidos das ruas da cidade no ano passado e em 2018, e o custo da  atividade. O pedido de informações (062.00243.2018) também questiona qual a estimativa de veículos ainda abandonados e o valor arrecadado ao aplicar sanções aos proprietários ou com leilões. Segundo ele, esse é “um problema para a infraestrutura urbana e, potencialmente, para a saúde pública”, devido ao acúmulo de água parada.

Comissão de Economia

A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização pede informações à Secretaria Municipal de Finanças (SMF) sobre pedidos de ressarcimento nos últimos dois anos, devido a valores recolhidos indevidamente ou em duplicidade (062.00245.2018). A questão é tema de um projeto de lei (005.00381.2017) que passou pela análise do colegiado, de iniciativa do presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB). A proposição também questiona a pasta quantos dos pedidos de ressarcimento foram acatados e a qual tributo se referem; qual o impacto das restituições realizadas no orçamento municipal; e quantos pedidos de restituição que se enquadram no valor até R$ 10 mil.

Instituições para idosos

Em requerimento à Prefeitura de Curitiba, Professor Silberto (PMDB) trata de quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) conveniadas com o Município e da população idosa da cidade (062.00249.2018). Ele quer saber qual a demanda atendida por cada instituição; os cuidados e serviços ofertados; os critérios para um idoso ser atendido; o aporte geral e por morador; a população idosa da capital; e quantos idosos estão em situação de vulnerabilidade social.

Liderança da oposição
Desde a última quarta-feira (9), quem responde pela liderança da oposição na Câmara de Curitiba é a vereadora Noemia Rocha, do PMDB (042.00007.2018). Ela substitui Goura (PDT), que ocupava o cargo desde outubro do ano passado, quando a bancada foi oficializada no Legislativo.

Liderança do PSC
Depois de o PSC deixar em março o bloco partidário que constituía com PSDB, PSB, Podemos, PP, SD, PR e DEM, o partido agora indica Rogério Campos para a liderança, ficando Dr. Wolmir Aguiar e Mestre Pop, respectivamente, como o primeiro e o segundo vice-líderes (042.00005.2018). Desde a saída do grupo, Mestre Pop respondia pela liderança da legenda.

Mudança de redação

Ainda sem instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Casa, o projeto de lei (005.00062.2018) que obriga a execução semanal dos hinos do Brasil, de Curitiba e da Bandeira nas escolas municipais recebeu um substitutivo (031.00028.2018) do autor, o vereador Rogério Campos (PSC). Não há mudança no teor da proposta, apenas um ajuste na numeração dos artigos.

Minuto de silêncio
A pedido do vereador Mauro Bobato (Pode), guardou-se um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de Valmir Nichel, motorista de Uber, que havia desaparecido na noite de sábado (12). O veículo utilizado por ele foi encontrado incendiado e, na noite de domingo (13), o corpo foi localizado no leito do rio Iguaçu. (Foto)

Visita ao plenário

Foi registrada pelo presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto (PSDB), a visita do pastor Valter Magalhães e de seu filho, Gustavo Magalhães, da igreja Reviver Comunidade Cristã. Eles estiveram no Legislativo a convite do vereador Ezequias Barros (PRP).


Texto:   Fernanda Foggiato, José Lazaro Jr. e João Cândido Martins
Revisão:   Fernanda Foggiato e Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.