back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de agosto de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 14/05/2018 - 13:02:52

Aprovada utilidade pública a ONG
que atende deficientes intelectuais

  • A instituição OLÁ Lar Assistido irá receber a declaração de utilidade pública, por proposição de Tito Zeglin. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • De “extrema importância”, declarou Pier Petruzziello sobre o trabalho realizado pela OLÁ Lar Assistido. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Projeto de Geovane Fernandes concede o título de Cidadania Honorária de Curitiba ao padre Osni Pavão dos Anjos. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • "Convivi com ele, que fez um trabalho social muito importante para a comunidade", destacou o presidente do Legislativo, Serginho do Posto. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Os vereadores aprovaram em primeira votação, na sessão plenária desta segunda-feira (14), quatro projetos de lei em tramitação na Câmara de Curitiba. As matérias ainda precisam de confirmação em segundo turno, nesta terça (15), para seguirem à sanção ou veto do prefeito. Entre as proposições, foi acatada por unanimidade a proposição de Tito Zeglin (PDT) que declara de utilidade pública a ONG OLÁ Lar Assistido, instituição com o objetivo de amparar e promover a independência e a qualidade de vida para pessoas com deficiência intelectual, por meio de terapias assistidas e da integração com os familiares (014.00057.2017, com a emenda 034.00005.2018).

Segundo o autor, a organização foi criada em 2015 com o propósito de auxiliar pais cujos filhos possuem deficiência intelectual. “O que será de nossos filhos quando não estivermos mais aqui?”, citou Zeglin sobre o que motivou os responsáveis a se reunirem. Conforme o vereador, o principal objetivo da instituição é preparar essas pessoas para que tenham independência quando não tiverem mais o apoio dos pais.

“A associação faz um trabalho para ensinar a eles a terem independência. Estamos viabilizando a liberação de recursos públicos”, citou o líder do prefeito na Casa, Pier Petruzziello (PTB), ao indicar a “extrema importância” do trabalho desenvolvido pela ONG. Ele citou o caso de um pai, de 70 anos, que cuida do filho autista, de 40 anos de idade. “Por ter um grau de autismo muito alto, vai ficar marginalizado [quando o pai morrer]”, declarou.

Cidadão honorário
Foi aprovado, com 23 votos favoráveis, o projeto de Geovane Fernandes (PTB) que concede o título de Cidadania Honorária de Curitiba ao padre Osni Pavão dos Anjos (006.00019.2017). Nascido em 1980, na cidade da Lapa, se formou em Filosofia, Teologia, Letras e é pós-graduado em Psicanálise, com mestrado na mesma área. Atualmente é pároco da Paróquia São Francisco de Assis, no Xaxim.

“Sempre atuante na comunidade como coroinha, foi convidado pelo padre José Carlos Veloso a conhecer o seminário”, onde ingressou em 1995”, contou Geovane Fernandes. “Convivi com ele que fez um trabalho social muito importante para a comunidade”, acrescentou o presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB). Ele ressaltou a dedicação de Pavão dos Anjos não apenas às atividades religiosas, mas também aos estudos.

Outros projetos
Foi acatada ainda, com 25 votos favoráveis, a declaração de utilidade pública municipal à Associação Rede de Benefícios para a Saúde (014.00079.2017), por proposição de Felipe Braga Côrtes (PSD). Por unanimidade, foi aprovada também a denominação de logradouro público como Janira de Oliveira Xavier (009.00004.2018), por indicação de Sabino Picolo (DEM). Natural de Vitória da Conquista (BA), chegou a Curitiba em 1974 e faleceu em fevereiro passado.


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Fernanda Foggiato
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.