back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de outubro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 09/05/2018 - 15:58:39

Plenário confirma três
projetos em segundo turno

  • O plenário confirmou em 2º turno a Utilidade Pública da entidade Artesão da Luz. Iniciativa foi de Zezinho Sabará. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
  • Também foi aprovado o projeto de iniciativa da Comissão Executiva que dispõe sobre a quantificação e medidas de controle dos cargos de provimento em comissão na Câmara. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Foi aprovado com 30 votos favoráveis o projeto de Zezinho Sabará (PDT) que declara de Utilidade Pública a entidade Artesão da Luz (014.00080.2017). De acordo com o vereador proponente, a Artesão da Luz é uma instituição que se dedica a ajudar pessoas cegas ou com deficiências visuais. “Além de oferecer cursos de artesanato, violão e outras atividades, eles também ensinam a caminhar pela cidade”, ressaltou o vereador. O presidente da ONG, José Augustinho [que tem deficiência visual], estava presente a convite do vereador Sabará. “Um dia tampei meus olhos e tentei andar pra conhecer a dificuldade de uma pessoa com deficiência visual. Não consegui andar nem, 5 metros”, contou Zezinho Sabará.

Oscalino do Povo (Pode) exaltou a figura de José Augustinho. “Tenho acompanhado o trabalho da entidade junto ao Conselho das Entidades Sociais do Paraná  (Consesp)”. Para Sabino Picolo (DEM), “ministrar cursos para deficiente visuais e ensinar a caminhar na rua é pra poucos. O que puder ser feito para que essas pessoas tenham uma melhor qualidade de vida, deve ser feito”. Cristiano Santos (PV) entende que se trata de um trabalho digno de reconhecimento. “Quem faz esse trabalho de inclusão social, esse trabalho de oferecer oportunidades iguais para que as pessoas tenham acesso a bens e serviços merece reconhecimento”.
 
Também aprovado, com 26 votos em 2º turno, foi o projeto de iniciativa da Mesa Executiva que dispõe sobre a quantificação e medidas de controle dos cargos de provimento em comissão da Estrutura de Apoio Parlamentar dos Gabinetes de Vereadores e dos Gabinetes das Lideranças Partidárias da Câmara Municipal de Curitiba para o ano de 2018 (004.00001.2018). Também foram acatadas duas emendas ao projeto (032.00006.2018 e 033.00004.2018). Segundo Serginho do Posto (PSDB), elas fazem adequações para ajuste das composições dos partidos.

Com 27 votos positivos, igualmente em 2º turno, foi aprovado o projeto de Professor Euler (PSD) que dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação de obras cinematográficas adaptadas para pessoas com deficiência auditiva, utilizando o recurso da legendagem em português nos filmes nacionais e estrangeiros (005.00279.2017).


Texto:   João Cândido Martins
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.