back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 25 de setembro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 16/04/2018 - 12:57:19

Vereador pede módulo da Guarda
Municipal em praça de Santa Felicidade

  • Mauro Ignácio defendeu a implantação de um módulo da Guarda Municipal na praça Antonio Bertolli, no Jardim Pinheiros. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Professor Euler elogiou a sugestão, mas questionou Mauro Ignácio se havia estudo de impacto financeiro. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Noemia Rocha propõe ao Executivo a construção e implantação de um centro municipal de atendimento e apoio a jovens dependentes químicos. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Nesta segunda-feira (16), a Câmara de Curitiba acatou quatro requerimentos de sugestão ao Executivo. Dentre eles, está o documento de Mauro Ignácio (PSB) para que seja implantado um módulo da Guarda Municipal (GM) na praça Antonio Bertolli, no Jardim Pinheiros, regional de Santa Felicidade (203.00042.2018). Segundo o parlamentar, o pedido refere-se ao “apelo da população” que, de acordo com ele, “sofre constantemente com a violência e a falta de segurança naquela localidade”.

No local, há seis equipamentos públicos e um bosque: Farol do Saber, Clube da Gente, ginásio de esportes, CMEI Lygia Carneiro, Unidade de Saúde Jardim Pinheiros, Colégio Estadual Pinheiros do Paraná e bosque público municipal. “Pedi à gestão passada e estou pedindo novamente”. O vereador acredita que não é preciso aumentar o efetivo, mas que alguns dos guardas municipais da Rua da Cidadania de Santa Felicidade poderiam ser alocados a este possível novo módulo. “Esses locais não podem ficar a mercê de bandidos”, defendeu. Maria Manfron (PP) sugeriu que a medida fosse estendida às demais escolas da região.

Na opinião de Noemia Rocha (PMDB), esse é um problema de gestão. “Se faltam [guardas municipais], como vão se desdobrar e se dividir em dois equipamentos?”, questionou. A vereadora ainda comentou que há deficit de profissionais, o que tem, inclusive, tornado “inócua” a lei que prevê multa de R$ 10 mil a pichadores (lei municipal 15.089/2017). Em resposta, Mauro Ignácio disse que o Plano de Recuperação, aprovado pelo Legislativo no ano passado, permitirá mais ações do Executivo, mas que a melhora não ocorre “de uma hora pra outra”.

Professor Euler (PSD) elogiou a sugestão, mas questionou Mauro Ignácio se havia estudo de impacto financeiro, caso a medida seja acatada pela prefeitura, citando requerimento dele que passou pelo mesma indagação – para alargamento de tubulação de águas pluviais no bairro Guaíra – porque não apresentava previsão orçamentária (leia mais). Em resposta, Ignácio afirmou que não é necessário apresentar custos para efetivação da medida, já que apenas desloca guardas municipais de um local para outro. “Este patrulhamento pode ser feito mesmo sem o posto da GM, mas com o posto seria mais eficiente”, finalizou.

Drogas
De Noemia Rocha foi acatada sugestão para que a prefeitura faça estudos para construção e implantação de um centro municipal de atendimento e apoio a jovens dependentes químicos (203.00046.2018). Ela alertou para o grande número de moradores de rua na capital – cerca de 7 mil – sendo muitos deles dependentes de drogas. Noemia Rocha ainda criticou a falta de uma política pública do Executivo para esta área. “Os ricos têm condição para pagar clínicas 'chiquérrimas', mas os pobres não têm a mínima condição”, disse.

Outros requerimentos
Também foi aprovada sugestão ao Executivo para que o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher passe a apoiar as atividades da Assessoria de Direitos Humanos na articulação com outras secretarias da administração federal, estadual e municipal (201.00033.2018), por indicação de Katia Dittrich (SD). Outro documento, de Maria Manfron, é para que a prefeitura retome o Programa de Recuperação Fiscal de Curitiba – Refic (203.00043.2018).


Texto:   Claudia Krüger
Revisão:   Pedritta Marihá Garcia
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.