back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 22 de outubro de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/04/2018 - 15:10:45

Notas da sessão plenária
de 11 de abril – 2ª edição

  • Professora Josete criticou resposta a pedido de informações da Secretaria Municipal da Saúde sobre redistribuição das equipes de Estratégia de Saúde da Família. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Comando da PM
A posse da coronel Audilene Dias Rocha no comando da Polícia Militar do Paraná, nesta quarta-feira (11), foi destacada em plenário pelos vereadores Osias Moraes (PRB) e Thiago Ferro (PSDB). O primeiro marcou o fato de ela ser a primeira mulher, nos 163 anos da corporação, a assumir o posto. Ferro também elogiou o fato.

Secretaria da Saúde I
Professora Josete (PT) e Noemia Rocha (PMDB) fizeram críticas à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A primeira reclamou da resposta a um pedido de informações oficiais (062.00124.2018) assinado por diversos vereadores, referente à redistribuição das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) conforme o Índice de Vulnerabilidade das Áreas de Abrangência das Unidades Básicas de Saúde (Ivab), tema que gerou polêmica em plenário. “Nos surpreende mesmo como o Executivo responde. Era um pedido bastante objetivo, com dez questionamentos, para que de fato houvesse resposta a cada dúvida, mas a resposta ignora alguns dos questionamentos”, avaliou ela. Para Josete, “parece que a Secretaria da Saúde começou do zero”. (Foto 1)

Secretaria da Saúde II
“A resposta vem em percentuais genéricos. Não consigo conceber que um programa [ESF] concebido em diversas unidades [UBS] não tenha um levantamento de cada unidade. Certamente existe esse dado. Só queria registrar minha indignação sobre a falta de interesse do Executivo”, acrescentou Josete. Na avaliação de Noemia Rocha, “existe uma realidade in loco e a realidade da Secretaria da Saúde”. Ela relatou problemas verificados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e UBSs, como a carência de profissionais. “Existem muitas coisas a serem revistas. Quando a gente vê pedidos de informações com respostas genéricas, sem nenhum contexto, dá a impressão que não estão conversando”, argumentou. “Tem unidade com 22 mil usuários e 1 médico. Outras com 9 mil usuários e 8 médicos.”

Votos de congratulações
Felipe Braga Côrtes (PSD) destacou a aprovação de votos de congratulações e aplausos (077.00112.2018) de sua iniciativa ao médico hematologista Ricardo Pasquini, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC/UFPR), devido à conquista do European Group for Blood and Marrow Transplantation (EBMT). Ele recebeu o prêmio pela publicação de melhor artigo da América Latina em 2018, referente a estudos sobre a anemia de Fanconi, uma doença hereditária. Segundo o vereador, ele pretende trazer o homenageado à Câmara, para a entrega do diploma.

Vice-prefeito
O vereador Thiago Ferro (PSDB) registrou a visita à Câmara Municipal de Curitiba, nesta quarta-feira (11), do vice-prefeito de São Jorge D'Oeste, Evandro Almeida. O político é da mesma sigla do parlamentar.

Transformadoras

Amanhã, quinta-feira (12), o PMDB Mulher realiza em Curitiba o evento “Mulheres Transformadoras”, no Hotel Granville, das 8h às 16h. O convite para quem se interessar em participar da atividade foi feito em plenário pela vereadora Noemia Rocha (PMDB).

Direção da Copel
Ex-copeliano, o vereador Oscalino do Povo (Pode) fez questão de registrar em plenário a indicação de Jonel Iurk para a direção da Companhia Paranaense de Energia. Ele assume o posto antes ocupado por Antônio Souza Guetter. Iurk estava na Compagás.

Mercosuper 2018

A Câmara Municipal de Curitiba foi representada pelo vereador Mauro Bobato (Pode) na abertura da Mercosuper 2018, ontem (10), no Expotrade Pinhais. Mercosuper é o nome dado à Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, atividade coordenada por Joanir Zonta, presidente da Apras (Associação Paranaense de Supermercados).


Texto:   Fernanda Foggiato e José Lazaro Jr.
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.