back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de agosto de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/04/2018 - 15:04:21

Notas da sessão plenária
de 11 de abril – 1ª edição

  • Noemia Rocha reclamou por ter sido cerceada na sua função fiscalizadora quando visitava o CMEI Jardim Paranaense. Ela pediu a exoneração do administrador regional do Boqueirão. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Felipe Braga Côrtes disse que a situação dos acampados no bairro Santa Cândida está ficando “insustentável”. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Tico Kuzma celebrou o lançamento de mais uma Semana Jovem em Curitiba. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Episódio lamentável I
Noemia Rocha (PMDB) descreveu o que chamou de “episódio lamentável”. De acordo com a vereadora, ao visitar o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jardim Paranaense, no Alto Boqueirão, foi impedida de registrar as irregularidades na infraestrutura. Ao publicar uma foto do local em seu Facebook, teria sido confrontada pelo administrador regional do Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias. Ele disse que a imagem era antiga e que a vereadora estaria mentindo. “Depois, comissionados disseram que não tenho autoridade e que a visita deve ser marcada com antecedência. Disseram que é ordem de cima. Quem é o dono dessa cidade?” perguntou ela. “Nada pode barrar nosso trabalho de fiscalização. Faço esse papel em todos os CMEIs”, continuou Noemia. “Quem está mentindo? Nosso mandato ou a Regional Boqueirão? Precisamos de pessoas mais preparadas nas regionais. Ricardo Dias deve ser exonerado.”

Episódio lamentável II

Geovane Fernandes (PTB) fez coro à vereadora Noemia e disse que tem uma agenda marcada com o secretário Luiz Fernando de Souza Jamur para tratar de outras questões envolvendo a Regional Boqueirão. Serginho do Posto (PSDB), presidente da Casa, lembrou que o artigo 25 da Lei Orgânica do Município garante ao vereador a prerrogativa de fiscalizar qualquer unidade da administração pública municipal sem aviso prévio.

Santa Cândida
“O que está acontecendo na Santa Cândida é um absurdo”, reclamou Felipe Braga Côrtes (PSD), referindo-se aos acampamentos em torno do prédio da Polícia Federal onde está preso o ex-presidente Lula. “Os moradores não dormem, não podem chegar às suas casas. Algo tem de ser feito”. Ele acha que uma possibilidade seria a transferência de da sede da Polícia Federal para outro local. De acordo com Braga Côrtes, os acampados estariam recebendo uma ajuda de R$80,00 por dia para permaneceram no local. “Não para de chegar gente”, afirmou Braga Côrtes.

Semana Jovem
Tico Kuzma (PROS) lembrou que ontem a prefeitura lançou no Memorial mais uma Semana Jovem em Curitiba. “Como é bom ver uma lei nossa sendo cumprida”, disse o vereador (lei municipal 12.399/2007). Ele destacou que serão realizadas diversas atividades por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ).

Trincheira
Kuzma cumprimentou o prefeito Rafael Greca pela trincheira da Nossa Senhora Aparecida com a General Mário Tourinho. São R$14 milhões provenientes dos recursos do PAC. “O projeto já foi inclusive aprovado pela Caixa Econômica Federal”.

Informações
Dr. Wolmir (PSC) solicitou informações sobre o protocolo 01-115548/2017, referente a pedido de Camille de Barros Lima Guamerin, agente administrativa, sobre licença sem vencimentos (062.00174.2018).

Acidente
Serginho do Posto (PSDB), presidente da Casa, solicitou informações à URBS sobre acidente envolvendo o coletivo DE 710 da linha Centenário/Campo Comprido (062.00177.2018). Entre outras questões, Serginho indaga se o funcionário da empresa que atendeu a reclamante se identificou. Se sim, qual a sua função dentro da empresa.  Ele também quer saber qual o procedimento padrão que é adotado em situações de acidentes envolvendo coletivos.

Retirada

Goura (PDT) solicitou a retirada (072.00052.2018) da proposição que tratava da obrigatoriedade das empresas operadoras do sistema de transporte municipal indicarem em locais visíveis dos veículos a data de fabricação dos mesmos (005.00342.2017).


Texto:   João Cândido Martins
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.