back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 24 de abril de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 11/04/2018 - 15:06:32

Vereadores questionam quem
paga os novos ônibus

  • Líder da oposição, Goura disse que será entregue documento ao Ministério Público pedindo esclarecimentos sobre a aquisição da nova frota de ônibus, feita pela Prefeitura. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Essa Casa não pode esquecer a CPI [do Transporte Coletivo] apontou diversos problemas e irregularidades”, disse Professora Josete. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Noemia Rocha se manifestou contrária à inclusão das gratuidades concedidas a diversas categorias na composição da tarifa paga pelos passageiros. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Os vereadores independentes e da bancada de oposição vão questionar no Ministério Público do Paraná (MP-PR) quem está bancando a aquisição dos novos ônibus que integram o transporte coletivo de Curitiba. Segundo eles, as informações oficiais são “desencontradas e contraditórias”. O documento será entregue nesta quarta-feira (11), às 14h.

O anúncio foi feito durante a sessão plenária pelo líder da oposição, Goura (PDT). Segundo ele, os requerimentos de pedidos de informações ao Executivo trouxeram dados diferentes - em um dos documentos o Executivo informa que os veículos seriam comprados pelas concessionárias, sem a participação do Poder Público (062.00556.2017); e no outro, feito pela Comissão de Serviço Público, a Urbs disse que a diferença entre o valor da tarifa técnica e da social seriam designados ao Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), para a compra da nova frota (062.00573.2017).

Em novo texto, Goura diz que a Urbs voltou a informar que seria responsabilidade das empresas a aquisição da frota. “É preciso descobrir quem está bancando a compra dos ônibus. Mesmo que sejam adquiridos pelo FUC, isso é gravíssimo. Significa que o dinheiro público está sendo utilizado duas vezes, para a compra de bens privados”, alertou. Ele ainda falou que “as negociações entre Urbs e Setransp (Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo) precisam ser esclarecidas” (062.00118.2018).

Signatária da denúncia ao MP, Professora Josete frisou que é importante esclarecer a diferença entre o valor da tarifa técnica e da social destinada ao Fundo de Urbanização. “Essa Casa não pode esquecer que a CPI [do Transporte Coletivo] apontou diversos problemas e irregularidades. Tanto ao contrato [de prestação de serviço] como o gerenciamento da Urbs”, acrescentou.

A leitura por parte dos demais parlamentares, do relatório da CPI do Transporte Coletivo em 2013, cujo relator foi o vereador Bruno Pessuti (PSD), foi recomendada por Noemia Rocha (PMDB). “Nada foi feito. Aí agora o MP arquiva o relatório. Isso a mando de quem?”, questionou. Ela ainda se manifestou contrária à inclusão das gratuidades concedidas a diversas categorias na composição da tarifa paga pelos passageiros. “Não é possível que o usuário tenha que bancar a cortesia com o chapéu dos outros”, acrescentou. Ela disse que não discorda da gratuidade, mas que essas passagens fossem pagas pelas entidades beneficiadas, citando os Correios e a Polícia Militar.

Além de Goura e Josete, assinaram o documento os vereadores Caca Pereira (PSDC), Felipe Braga Côrtes (PSD), Marcos Vieira (PDT), Noemia Rocha (PMDB) e Professor Euler (PSD).


Texto:   Claudia Krüger
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.