back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 24 de abril de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 10/04/2018 - 14:26:35

Notas da sessão plenária
de 10 de abril – 2ª edição

  • Dr. Wolmir Aguiar pediu agilidade para atualização do Sistema de Proposições Legislativas. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Não posso deixar de admitir que essa modernidade combina muito com Curitiba”, declarou Maria Leticia, sobre o aplicativo Saúde Já. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • A realização do Mutirão da Cidadania no Pinheirinho foi elogiada por Oscalino do Povo. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Ezequias Barros agradeceu o prefeito pelas obras de revitalização da rua João Ribeiro Lemos, no Novo Mundo. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Oscalino do Povo alertou para o fato de que, segundo ele, mais de 100 luminárias foram furtadas da Linha Verde. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • “Só quero comunicar ao plenário que hoje completo 12.800 dias como vereador”, disse Jairo Marcelino. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Processo Legislativo
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Dr. Wolmir Aguiar (PSC) pediu agilidade na inclusão, no Sistema de Proposições Legislativas (SPL) da Câmara, da opção para indicar os “procuradores designados para fazer o parecer [instrução] sobre o projeto de lei”. Conforme alteração no artigo 67 do Regimento Interno, o instrutor deve ser designado em até cinco dias e constar na tramitação eletrônica. Em resposta ao vereador, o presidente da Casa, Serginho do Posto (PSDB), informou que o Departamento de Plenário e Processo Legislativo (Deprole) se reuniu com a Diretoria de Informática e os ajustes no sistema devem ser disponibilizados até a próxima semana. (Foto 1)

Saúde Já
O início da terceira fase de implantação do aplicativo Saúde Já, da Prefeitura de Curitiba, foi comentado em plenário por Maria Leticia Fagundes (PV), presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte do Legislativo. Segundo ela, a ferramenta facilita o agendamento de consultas nas unidades básicas de saúde e agora passa a contar com a carteira de vacinação virtual do usuário, assim como a confirmação de consultas e exames. “Sensacional. Não posso deixar de admitir que essa modernidade combina muito com Curitiba”, declarou a vereadora. (Foto 2)

Serviços

A realização do Mutirão da Cidadania na Rua da Cidadania do Pinheirinho, na semana passada, foi elogiada por Oscalino do Povo (Pode). Para ele, este tipo de iniciativa, além de beneficiar a população com diversos serviços, permite que “as pessoas interajam, tenham momentos lúdicos, de cultura e esporte”.  “Um resultado muito significativo, uma infinidade de carteiras de identidade [realizadas]”, pontuou. (Foto 3)

Enchentes

O vereador Marcos Vieira (PDT) encaminhou, à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), pedido de informações sobre o contingenciamento de enchentes e alagamentos na bacia do Ribeirão dos Padilhas, nos bairros Sítio Cercado e Ganchinho. (062.00132.2018). Ele justifica o requerimento devido às chuvas que causam alagamentos em alguns pontos do local, “ocasionando muitas perdas os moradores dessas áreas”.

Instalações
Informações sobre a Escola Municipal Ditmar Brepohl e sobre o Centro de Integração Social Arlete Richa (Cisar), localizados na rua Cidade Gaúcha, na CIC, foram requisitadas pelo vereador Professor Silberto (PMDB). Ele argumenta, no requerimento (062.00166.2018), que a administração da Escola Ditmar Brepohl denuncia a deterioração das instalações físicas.

Novo Mundo I

Ezequias Barros (PRP) agradeceu o prefeito pelas obras de revitalização da rua João Ribeiro Lemos. “Uma obra bonita que está mudando a cara do Novo Mundo. Quero levar obras para o Novo Mundo não porque eu moro ali, mas porque o bairro está há muito tempo sem obras”. De acordo com o vereador, a obra atende a escola Maria Brandão Tesseroli. (Foto 4)

Novo Mundo II
Tito Zeglin (PDT) reconheceu o trabalho que Ezequias tem promovido no Novo Mundo. “O bairro está mudando e é um bairro próximo ao centro da cidade. há muito por ser feito ainda, como é o caso das calçadas da rua Irmãs Paulinas, nas proximidades da Avenida Brasília. As pessoas não têm como passar por ali.” O vereador explicou que árvores antigas quebraram o calçamento.

Luminárias
Oscalino do Povo (Pode) disse que mais de 100 luminárias foram furtadas da Linha Verde. “A população está pagando para que os objetos sejam roubados e alguém consome esses produtos”. (Foto 5)

Minuto de silêncio
Ezequias também destacou o falecimento do pastor José Muniz, da igreja Brasil Para Cristo. “Um homem acima da média, um trabalhador da igreja Brasil Para Cristo”. Tito Zeglin destacou também o falecimento da irmã Fernanda Sbríssia, apóstola do Sagrado Coração de Jesus.

Desde 1983
“Só quero comunicar ao plenário que hoje completo 12.800 dias como vereador”, disse Jairo Marcelino (PSD). O parlamentar tem sido reeleito para o cargo desde 1983, tornando-o um dos políticos há mais tempo em atividade ininterrupta no Brasil. (Foto 6)

Frente Pela Vida
“O vereador Ezequias Barros (PRP) assumiu a presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família”, informou ao plenário Dr. Wolmir Aguiar (PSC), até então à frente do grupo. A frente foi criada em fevereiro de 2017 (leia mais).

Espírito Santo
A visita do vereador Thiago Rocha, do PRB, eleito pela cidade de São Gabriel da Palha (ES), foi saudada em plenário pelo presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), e por Osias Moraes (PRB). (Foto 7)


Texto:   José Lazaro Jr., Claudia Krüger e João Cândido Martins
Revisão:   Michelle Stival da Rocha
 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.