back index CÂMARA MUNICIPAL
CURITIBA

Curitiba, 21 de agosto de 2018
 
Sim Não
controle de spam, digite o código no campo acima
Email Versão para impressão

Data: 10/04/2018 - 14:17:34

Notas da sessão plenária
de 10 de abril – 1ª edição

  • Goura desistiu de recorrer de arquivamento a projeto de sua iniciativa. Após acordo com o líder do prefeito, ele reapresentará a proposta de lei. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Thiago Ferro desejou sucesso à nova diretoria do SindiCâmara, que toma posse nesta quinta-feira. (Foto: Chico Camargo/CMC)
  • Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR visitaram à Câmara na manhã desta terça-feira. (Foto: Chico Camargo/CMC)
Festa no Tanguá I
O evento realizado no final da tarde de domingo (8) no parque Tanguá, para encerrar as comemorações pelos 325 anos de Curitiba, é tema de dois pedidos de informações. Fabiane Rosa (PSDC), que nessa segunda-feira (9) cobrou da prefeitura o fim do uso de fogos de artifício com estampido em eventos oficiais, quer saber quanto foi gasto na festa e especificamente com os fogos, que secretaria municipal organizou a ação e qual foi o critério para a escolha da empresa que coordenou o show pirotécnico (062.00171.2018). A proposição ainda pondera que o parque é uma unidade de conservação, para depois perguntar se a Secretaria Municipal do Meio Ambiente autorizou a queima.

Festa no Tanguá II

Em outro pedido de informações sobre o assunto, do vereador Goura (PDT), indaga à prefeitura o custo do evento, de onde saíram os recursos, quais procedimentos foram realizados para contratar a atividade e a cópia dos contratos referentes à comemoração (062.00169.2018). Para ele, “a realização de atividades culturais festivas são importantes para o Município, porém demandam um aporte financeiro considerável ao erário público”, considerando a crise econômica em que “os servidores do Município sequer têm direito ao reajuste anual da inflação e têm seus planos de carreira congelados”.

Arquivamento mantido I

Goura (PDT) retirou o requerimento (069.00001.2018) em que submetia ao plenário parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a projeto de lei (005.00342.2017) de sua iniciativa para a divulgação, nos ônibus de Curitiba, da data de fabricação dos veículos. A sugestão era que a informação constasse ao lado das portas de entrada e de saída, no vidro dianteiro e ao lado do cobrador. O vereador justificou que a ideia era proteger os direitos dos usuários do transporte público, o meio ambiente e permitir ao cidadão fiscalizar o poder público. (Fotos 1)

Arquivamento mantido II
Já a Urbs, em resposta a uma consulta da CCJ, argumentou não ver "eficácia" na proposição, apontou o custo dos adesivos, as negociações para a renovação da frota e sugeriu aplicar a norma apenas aos novos veículos. Segundo o líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB), a retirada do requerimento “foi um acordo que nós fizemos, um compromisso, ele [Goura] irá reapresentar o projeto com outros números e outros dados, para que a comissão encontre uma maneira de dar constitucionalidade, até porque considero o projeto interessante”. A retirada teve a abstenção de Rogério Campos (PSC).

“Divulgação tardia”
Em solicitação de informações a outros órgãos públicos, Professor Euler (PSD) questiona a Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre a divulgação da lista das obras literárias para o vestibular da instituição. Na avaliação do vereador, a relação sempre é divulgada “tardiamente”. Neste ano, segundo ele, os oito livros saíram na primeira semana de abril, “o que dá aos alunos cerca de apenas seis meses para a leitura” (074.00011.2018). “Não seria mais produtivo e respeitoso com os candidatos divulgar a lista de obras com pelo menos um ano de antecedência? Não seria ainda mais produtivo e respeitoso divulgar essa lista de livros e fixar validade, por exemplo, para um triênio, como faz a Fuvest [que realiza a seleção para a USP]?”, aponta o requerimento, dentre outros itens.

Posse no SindiCâmara

Thiago Ferro (PSDB) destacou a posse nesta quinta-feira (12), às 16 horas, da nova diretoria do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (SindiCâmara). Ele desejou sucesso à chapa “Diálogo e transparência”, presidida e vice-presidida, respectivamente, pelos servidores Everton Luiz Beckert e Ubiratan da Silva. “Que de fato a nomenclatura seja a diretriz da nova diretoria do SindiCâmara”, afirmou o vereador. (Foto 2)

Cargos em comissão

Noemia Rocha (PMDB) questiona a Prefeitura de Curitiba, em pedido de informações oficiais ao Município, sobre os cargos em comissão no período de junho de 2017 a abril de 2018 (062.00168.2018). A vereadora quer que a resposta especifique o valor total gasto e o impacto no orçamento, quem são esses funcionários, data de nomeação, quanto eles ganham, qual a simbologia de seus cargos e onde estão lotados – por exemplo, Câmara Municipal, secretarias, administrações regionais, autarquias, empresas públicas, fundações e sociedades de economia mista.

Combate à drogadição

Também é de Noemia Rocha pedido de informações em que ela questiona a prefeitura e a Secretaria Municipal da Defesa Social em qual programa oficial de combate à drogadição atualmente a cidade de Curitiba está inscrita (062.00170.2018). Caso a resposta seja positiva, a parlamentar pede dados complementares sobre a iniciativa, como as políticas públicas já desenvolvidas a partir do eventual programa e recursos recebidos.

Visita à Câmara
A convite do vereador Geovane Fernandes (PTB), os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) visitaram a Câmara Municipal de Curitiba durante a sessão plenária desta terça-feira (10). A visita, que foi acompanhada pelo presidente desta casa, Serginho do Posto (PSDB), teve como objetivo aperfeiçoar um trabalho acadêmico dos alunos o qual se baseia na Praça Eufrásio Correia.


Texto: Fernanda Foggiato. Colaborou a estudante de Jornalismo Alana Thaís Staidel.
Revisão: Michelle Stival da Rocha
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira


 
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.


Arquivos para download:
  • Fotos:
Voltar
 

Este legislativo municipal oferece através de seu site uma visão geral dos trabalhos realizados em prol da cidade de Curitiba. Acompanhe nesta ferramenta o trabalho dos vereadores, a execução do orçamento, e tenha acesso a diversas informações institucionais e de funcionamento. Nosso objetivo maior é o de dar transparência aos trabalhos aqui realizados. Lembramos que este site está em constante atualização e melhoria. Sua visita frequente é muito importante.

© 1997 - 2018 - Câmara Municipal de Curitiba - todos os direitos reservados

Câmara Municipal de Curitiba - Rua Barão do Rio Branco, 720 - Curitiba - Paraná - Brasil - CEP: 80010-902
Fone: (41) 3350-4500 - Fax: (41) 3350-4737 - Email geral:
camara@cmc.pr.gov.br

Esse site pode ser melhor visualizado nos seguintes navegadores: Firefox 29, IE 11, Chrome 35 ou versões superiores.